ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
29 de setembro de 2022

Lançamento do livro “De Amigo para Amigo”

Lançamento do livro “De Amigo para Amigo”
29 de setembro de 2022

De autoria de Enio Heinen, a obra “De Amigo para Amigo – Um Elo entre Gerações” foi lançada em 29 de setembro, tendo nascido da prática de dois princípios fundamentais para a atividade industrial: Conhecimento e colaboração.

livro

Enio Heinen é engenheiro metalurgista formado na UFRGS, especializado em fundição no Giesserei Institut da RWTH Aachen (Alemanha), tendo mais de 30 anos de experiência como professor e quase 60 anos de prática como engenheiro de fundição.

livro1

Com essa bagagem, foi colunista da seção De Amigo para Amigo, publicada na Revista da ABIFA – Fundição & Matérias-Primas, entre os anos de 2015 e 2016. Em suas palavras, “nos artigos escritos para a publicação, procurou destacar que o êxito de nossas atividades depende da participação de parceiros, fornecedores e fundidores amigos”, muitos dos quais estiveram presentes no evento de lançamento do livro.

Em seu discurso de agradecimento, o autor ainda lembrou que “o propósito de um livro somente será cumprido se lido e suas mensagens compreendidas. Espero que as experiências expostas, mais do que resolver um problema particular, motivem e ajudem a estabelecer procedimentos, para evitar problemas, e incentivem o trabalho bem feito”.

O livro “De Amigo para Amigo” conta com 192 páginas, compartilhando conhecimentos técnicos e de gestão, além do foco no trabalho em equipe. “A alegria de festejar o sucesso coletivo faz parte do espírito do fundidor. Essa alegria coletiva é o que nos une e estimula a enfrentar o árduo trabalho dos fundidores”.

Para o lançamento, foram impressas 100 cópias do livro. Outros 1.200 exemplares serão distribuídos à Federação das Indústrias do Estado do RS, às 1.047 unidades do SENAI Nacional.

Aos associados ABIFA, a distribuição o livro “De Amigo para Amigo”, em formato e-book, é gratuita. A comercialização da obra a não associados ABIFA também será feita exclusivamente no formato de e-book, ao custo de R$ 49,90.

Os interessados devem contatar Grasiele Bendel, gerente executiva do Escritório ABIFA Serra Gaúcha, em: Tel./Whatsapp (54) 3416 7327; abifa-rs@abifa.org.br.

Artigo anteriorFundição volta a registrar alta nas exportações, incrementando produção acumulada no anoPróximo artigo Máquinas Furlan comemora encerramento de recuperação judicial

Posts recentes

Como a ABIFA ampliou resultados, gerou mais impacto e assegurou sustentabilidade financeira no último biênio5 de fevereiro de 2026
ABIFA mantém atuação permanente contra o avanço das importações28 de janeiro de 2026
ABIFA promove 25ª edição da Festa do Fundidor em Engenheiro Coelho (SP)15 de dezembro de 2025

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

1º Encontro ABIFA de Lideranças ABIFA ADF análise térmica Associadas Boletim Ciência Comissão de Meio Ambiente créditos de carbono Dados Desindustrialização ESG Estabilidade Eventos ferro fundido Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional ICMS Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Lançamento Lideranças Livro meio ambiente metalurgia Negócios Networking Notícias Pesquisa Popular Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul SEFAZ Stihl Sustentabilidade Tecnologia Tributação Universidade WordPress Índices setoriais