A Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços aconteceu entre os dias 19 e 22 de setembro, em Joinville (SC).
Nos quatro dias de evento, 18 mil pessoas circularam no Expoville. Os visitantes, vindos de 17 Estados brasileiros e de países como Argentina, Paraguai e Peru, tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos, produtos, serviços, tecnologias e soluções inovadoras, apresentadas por 210 expositores nacionais e estrangeiros dos Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Argentina, Turquia, China e Rússia.
De acordo com a Messe Brasil, organizadora do evento, “a sinergia entre a oferta de novas soluções e a demanda do mercado por inovações tecnológicas garantiram o sucesso da Metalurgia 2023, que deve gerar R$ 300 milhões em negócios nos próximos 18 meses”.
Richard Spirandelli, diretor da empresa, avalia que “o evento superou as nossas expectativas e cumpriu sua missão de gerar negócios e fomentar o networking. Nosso objetivo foi apresentar as principais tecnologias e, certamente, a indústria vai incorporá-las em seus processos, melhorando a produtividade e a lucratividade”.
Para Cacídio Girardi, presidente da ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, entidade apoiadora do evento, além de ser um espaço para relacionamento, troca de informações e integração, a feira é oportunidade para as indústrias evoluírem: “A feira está acima das expectativas. Aqui, o público está vendo equipamentos de última geração, com tecnologia embarcada, competindo com o mundo lá fora. O equipamento que está aqui também está sendo fornecido para outros países. Além disso, através da feira, o próprio fundidor tem a oportunidade de colocar seu produto no mercado interno e externo”.
Público qualificado
Entre os visitantes da Metalurgia 2023, 35% tinham poder de decisão, com cargos de diretoria, gerência e proprietários. A busca por novos produtos e fornecedores foi o que mais os atraiu.
Os itens de maior interesse foram as máquinas-equipamento, fundições que possam prestar serviços para a indústria, e soluções em automação industrial e controle de processos.
Os principais setores presentes na Metalurgia 2023 foram os de autopeças automotivas, linha agrícola e fundição em geral.
O porte das empresas que visitaram a feira também vale menção. A maioria tinha 1 a 50 funcionários, o que demonstra o interesse no investimento de alternativas para o crescimento, com tecnologia.
Rodada de Negócios
A Rodada de Negócios, realizada no dia 20 de setembro, reuniu cerca de 140 participantes, que representaram 15 empresas compradoras e 50 fornecedoras.
As 400 reuniões realizadas devem resultar em R$ 25 milhões em negócios nos próximos 12 meses, de acordo com a Messe Brasil.
Além de grandes marcas nacionais, vindas de diversas regiões do país, também participaram empresas estrangeiras dos Estados Unidos e Espanha.
Workshops, congressos técnicos e profissionalização
A Metalurgia 2023 também proporcionou amplo espaço para capacitação profissional.
Os workshops realizados pelos expositores permitiram o compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos, sendo oportunidades para o estreitamento do relacionamento com o público e potenciais clientes.
Já o CINTEC Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica apresentou nove palestras no dia 20 de setembro, que foram acompanhadas por participantes de diversas regiões do país, como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Portugal.
O incentivo ao ensino e à profissionalização também estiveram no radar do SESI SENAI, com o objetivo de apresentar o setor de metalurgia e fundição aos jovens e os atrair para o trabalho na indústria.
Nesse sentido, Daniel Aviz, gerente de operações do SESI SENAI Norte Nordeste, afirma: “Sabemos que Santa Catarina vive um momento que é o franco emprego e queremos mostrar ao jovem que o setor tem muita tecnologia e que pode ser um caminho de sucesso para ele trilhar. Recebemos em torno de 4 mil jovens no nosso estande e, certamente, tocamos de certa forma cada um deles, para que possam se conectar à agenda da metalurgia e metalmecânica, ajudando a indústria a ter mão de obra qualificada no setor”.
O SENAI Itaúna também aproveitou o evento para disseminar conhecimento técnico, na palestra: “Aços e ferros fundidos nodulares autemperados de altas resistências mecânicas – Casos de sucesso. Processo de têmpera e partição aplicados a fundidos”.
Ilha ABIFA na Metalurgia 2023 – Galeria de imagens
Associadas ABIFA na Metalurgia 2023 – Galeria de imagens
A próxima edição da Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços acontece em outubro de 2025.