Em julho, a Metso, fundição e fábrica de borracha localizada em Sorocaba (SP), recebeu a certificação PAS 2060:2014, de carbono neutro. Para informações sobre a norma, acesse: https://www.bsigroup.com/en-GB/capabilities/environment/pas-2060-carbon-neutrality/
De acordo com a empresa, trata-se de um marco significativo, que reitera os seus esforços no sentido de obter “net zero” até 2030. Esta unidade responde por cerca de 20% das emissões totais da companhia.
Segundo Heikki Metsälä, President, Consumables Business Area, “a neutralidade de carbono é ainda mais difícil de ser alcançada em operações que envolvem a fundição, devido ao alto consumo de energia”. E completa: “Nossos clientes buscam cada vez mais evidências de nossas reduções de emissões, para ajudá-los a atingir os seus próprios objetivos climáticos. A constatação de Carbono Neutro os auxilia a reduzirem suas emissões na cadeia de suprimentos. Queremos ser um parceiro sustentável e o certificado é um ótimo exemplo de como tornar essas ações tangíveis”.
Uma das iniciativas implementadas pela Metso foi concretizada no primeiro trimestre de 2023, com uma parceria firmada com um fornecedor local de GAS-RECs, de origem biometano. Isso permitiu que a companhia zerasse suas emissões remanescentes de CO2.
Além dessa, outras iniciativas estão em andamento, como o investimento para substituição da caldeira existente a gás, na fábrica de borracha, por uma elétrica, e um esforço conjunto entre esta mesma fábrica, a fundição e a fábrica de equipamentos vibratórios, para aumentar a produção de sua própria de energia renovável.
As operações da Metso em Sorocaba incluem a fundição, a fábrica de borracha, bem como a fabricação de equipamentos de peneiramento e um centro de serviços. Atualmente ela possui aproximadamente 1.700 funcionários trabalhando na produção, vendas e serviços no país.