Líder de vendas no mundo há 36 anos, a Ford F 150 2017 chega ao mercado impulsionada por versões especiais para todos os públicos, como a edição limitada Dallas Cowboys, que homenageia o time de futebol americano do Texas, e a estilosa versão STX. Mas o que pouca gente sabe é que no coração deste ícone da engenharia norte americana vibra um motor cujo bloco feito a partir de uma liga especial de ferro fundido (CGI) foi desenvolvido e produzido pela Fundição Tupy, líder mundial no fornecimento deste tipo de componente.
Com sede em Joinville, a Tupy é a fabricante dos novos blocos de motor de 2,7 litros para a picape Ford F-150. Considerada uma das principais novidades do veículo, a peça reúne blocos de cilindros feitos em ferro grafite compactado (CGI). Esse motor também é utilizado pela Ford no modelo Edge e no sedã Taurus, vendidos para o mercado chinês.
Graças à combinação de CGI e alumínio, o novo motor Ford é um dos mais leves e mais compactos de sua categoria. Além disso, é um dos primeiros motores a gasolina de produção em massa já construídos com bloco de motor CGI, compartilhando essa tecnologia com o Powerstroke turbo diesel motor V8 de 6,7 litros para veículos pesados, projetados e desenvolvidos pela Ford (bloco também fornecido pela Tupy).
A redução de peso é uma das principais vantagens da nova picape Ford. O veículo é 320 kg mais leve que sua versão anterior, principalmente porque utiliza aço e alumino de alta resistência em sua estrutura e corpo. O desenvolvimento dos blocos de motor começou em 2012 na fábrica da Tupy de Saltillo, no México.
A planta recebeu investimentos para adaptação à produção de produtos CGI em grande escala. A complexidade desse produto exigiu a implantação de um processo inovador de moldagem para atender às expectativas da Ford.
— A Tupy é líder mundial em produção de blocos de motor CGI. O ferro grafite compactado é um material de alta resistência, que permite a redução significativa na espessura das paredes e do tamanho dos blocos de cilindro, resultando em motores mais leves — diz Fernando Cestari de Rizzo, vice-presidente da Unidade de Negócios Automotivos da Tupy.
Fundada em 1938, a Tupy conta com duas plantas fabris no Brasil — Joinville e Mauá (SP) — e duas no estado de Coahuila, no México, nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe.