Palavra do Presidente

presidente_abifa_cacidio_girardi_02

Retrospectiva e Projeções – 2024 promete ser promissor

O ano de 2023 se encerra com a histórica aprovação da Reforma Tributária, após um exercício de grande instabilidade para setores diversos da economia.

Na fundição, a expectativa é de retração da ordem de (9,38%) em relação a 2022, com a produção de 2,69 milhão t, em um ano em que a produção de caminhões caiu cerca de (37,5%) e a importação de autoveículos aumentou.

Para 2024 e os demais, acreditamos que os efeitos da desburocratização promovida pela Reforma Tributária agregarão competitividade ao Made in Brazil, abrindo caminho para a neoIndustrialização do país.

A inclusão da fundição entre os setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamento continua sendo uma bandeira da ABIFA na esfera federal. Somos uma indústria de base, intensiva em mão de obra. Beneficiar os clientes da fundição e não ela própria demonstra a falta de visibilidade do setor na esfera pública, o que temos tentado reverter, convictos de que favorecer a fundição favorece toda a cadeia produtiva que vem depois dela.

Para 2024, a projeção de crescimento da indústria brasileira de fundição é da ordem de +11,15% sobre 2023, o equivalente a 3 milhões t. O nosso parque fabril, com capacidade de 4 milhão t, atende com certa folga essa demanda, porém estão previstos investimentos para o incremento da produtividade da fundição, em especial por meio da automação e robotização, e redução da emissão de gases de efeito estufa.

Falando em ESG, a fundição deu importantes passos nessa agenda em 2023, no que concerne à ADF. Nos Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a utilização da Areia Descartada de Fundição em obras de construção civil passou a ser autorizada por Lei, reforçando o caráter sustentável da atividade, tema central do CONAF 2024.

O Congresso acontece paralelamente à FENAF, que completa 20 edições. A expectativa da ABIFA é reunir mais de 10 mil profissionais do setor no Expo Center Norte, em São Paulo, vindos de continentes diversos. A 20ª FENAF – Feira Latino-Americana de Fundição acontece dias 18 a 21 de junho.

Que 2024 seja tão promissor quanto esperamos. Trabalhamos para isso!

Cacídio Girardi
Presidente