ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
10 de maio de 2022

Paraná aprova Lei que permite reúso da ADF

Paraná aprova Lei que permite reúso da ADF
10 de maio de 2022

Em 2 de maio foi divulgada no Diário Oficial a Lei nº 21.023/2022, sancionada pelo governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, que autoriza a utilização da ADF – Areia Descartada de Fundição de forma ambientalmente correta.

As areias enquadradas na Lei dizem respeito àquelas provenientes do processo de fabricação de peças fundidas, como:

• Areia de macharia

• Areia de moldagem, conhecida também como “areia a verde” ou preta

• Despoeiramento (pó de exaustão do sistema de moldagem)

• Areia de varrição

• Outras areias que sejam classificadas conforme a ABNT NBR 10004 como classe II – Não perigoso, livre de mistura como qualquer outro resíduo ou material estranho ao processo que altere suas características

Possibilidades de uso

• Produção de concreto asfáltico

• Fabricação de artefatos de concreto

• Em base, sub-base e reforço de subleito para execução de estradas, rodovias e vias urbanas

• Cobertura diária em aterros sanitários e industriais

• Fabricação de telhas, tijolos e outros artigos de barro cozido, para a fabricação de artigos em cerâmica

• Assentamento de tubulações e de artefatos para pavimentação

Outros usos da ADF, além dos previstos acima, dependerão de autorização do órgão ambiental competente.

Novidade da Lei PR nº 21.023/2022

Segundo o Art. 3º da referida Lei, o empreendimento receptor dos resíduos de escória e refratários de fundição deve ter o licenciamento ambiental hábil à utilização do material de que trata a Lei.

Requisitos aos quais a ADF deve cumprir

• Ser classificada como resíduo não perigoso, de acordo com a NBR 10.004

• Apresentar pH na faixa de 5,5 a 10,0

• Não apresentar fator de toxicidade maior que 8 para aplicações de assentamento e recobrimento de tubulações, e fator de toxicidade maior que 16 para outas aplicações

• Atender às normas técnicas de projeto, execução e qualidade aplicáveis ao concreto asfáltico, artefatos de concreto e cerâmica, assentamento de tubulações e artefatos para pavimentação, base, sub-base e reforço de subleito para execução de estradas e rodovias, incluindo vias urbanas e cobertura diária em aterro sanitário

Para informações adicionais sobre os benefícios técnicos e econômicos da utilização da ADF de forma ambientalmente correta, veja alguns dos artigos já publicados na Revista Fundição & Matérias-Primas sobre o tema:

• “Regulamentações no Brasil para usar a areia descartada de fundição em outros processos” – https://www.abifa.org.br/revista41/#p=47 – RFMP, setembro 2021.

• “O uso da areia descartada de fundição no reforço de subleito” – https://www.abifa.org.br/revista45/#p=26 – RFMP, janeiro 2022.

• “Avaliação de risco sobre a utilização da areia descartada de fundição na construção civil” – https://www.abifa.org.br/revista48/#p=34 – RFMP, abril 2022.

Raquel Luísa Pereira Carnin, doutora em Química, especialista em Gestão de Resíduos da Nova Era Soluções Ambientais Ltda e uma das autoras destes trabalhos está à disposição em:

• Tel.: (+55 47) 99971-2194

• raqueljoin@gmail.com

• https://www.linkedin.com/in/raquel-lu%C3%ADsa-p-carnin-97b28682/

Artigo anteriorCurso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos – Vestibular 2022Próximo artigo Curso Técnico de Fundição para empresas do RS

Posts recentes

Produção de fundidos recua 4,5% em agosto, mas mantém leve alta no acumulado de 202526 de setembro de 2025
Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA promove debate sobre utilização de câmeras e Inteligência Artificial25 de setembro de 2025
ABIFA realiza 1º Encontro de Lideranças do setor no Rio Grande do Sul23 de setembro de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA Academia ADF Aluminium Day Alumínio Associadas Ciência créditos de carbono Câmeras Dados Encontro Ensino Evento Eventos FabLab Foundry Connection Fundição Fundição nacional Gestão de resíduos Indústria Info Inteligência Artificial Internacional ISO 14.001 Lideranças Liderançzs meio ambiente Museu Negócios Parcerias Pesquisa Popular Preservação Projetos de Lei Prototipagem Rastreamento Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Tecnologia Universidade Visibilidade Visão Computacional WordPress Índices setoriais