ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
29 de agosto de 2019

PIB volta a subir, influenciado pelas indústrias de transformação e construção

PIB volta a subir, influenciado pelas indústrias de transformação e construção
29 de agosto de 2019

Segundo o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou variação positiva de 0,4% no segundo trimestre de 2019 (comparado ao primeiro), na série com ajuste sazonal.

O resultado foi puxado, principalmente, pelos ganhos da indústria (0,7%) e dos serviços (0,3%).

Na comparação com igual período de 2018, o PIB aumentou 1,0%, totalizando, em valores correntes, R$ 1,78 trilhão.

Em relação ao 1º trimestre, o crescimento na indústria foi influenciado pela expansão das indústrias de transformação (2,0%) e construção (1,9%), enquanto as indústrias extrativas registraram recuo de 3,8%.

De acordo com Claudia Dionísio, gerente de Contas Nacionais do IBGE, juntas, as indústrias de transformação e construção respondem por cerca de 70% do setor. “Além disso, a indústria de transformação tem peso no segmento de bens de capital, que contribui para os investimentos internos e externos”.

No comparativo interanual, as indústrias de transformação também tiveram crescimento (1,6%), ao contrário da indústria extrativa, que teve sua queda mais acentuada na série histórica (-9,4%).

Pelo lado da demanda, Claudia Dionísio explica que mais uma vez o consumo das famílias teve desempenho positivo, além de ter puxado o aumento do comércio varejista. “Já o comércio por atacado cresceu graças às indústrias de transformação, principalmente a metalurgia e produção de máquinas e equipamentos. Junto com a importação, a produção doméstica de bens de capital e a construção explicam a aceleração da Formação Bruta de Capital Fixo”, conclui.

Com estes resultados, o risco de uma recessão técnica foi afastado e os analistas financeiros já estudam aumentar as projeções para o ano. Até então, as últimas projeções de analistas consultados pelo Banco Central previam alta de 0,8% no PIB em 2019, de acordo com o boletim Focus. No início do ano, a previsão de crescimento era de 2,53%.

Artigo anteriorGoverno do Estado de São Paulo anuncia Centro para 4ª Revolução IndustrialPróximo artigo ABIFA apoia workshop sobre ganhos operacionais, realizado em MG

Posts recentes

Como a ABIFA ampliou resultados, gerou mais impacto e assegurou sustentabilidade financeira no último biênio5 de fevereiro de 2026
ABIFA mantém atuação permanente contra o avanço das importações28 de janeiro de 2026
ABIFA promove 25ª edição da Festa do Fundidor em Engenheiro Coelho (SP)15 de dezembro de 2025

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

1º Encontro ABIFA de Lideranças ABIFA ADF análise térmica Associadas Boletim Ciência Comissão de Meio Ambiente créditos de carbono Dados Desindustrialização ESG Estabilidade Eventos ferro fundido Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional ICMS Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Lançamento Lideranças Livro meio ambiente metalurgia Negócios Networking Notícias Pesquisa Popular Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul SEFAZ Stihl Sustentabilidade Tecnologia Tributação Universidade WordPress Índices setoriais