ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
1 de dezembro de 2023

Projeto Ecoareia: Randoncorp firma parceria para reciclagem de ADF

Projeto Ecoareia: Randoncorp firma parceria para reciclagem de ADF
1 de dezembro de 2023

A Randoncorp, por meio da Castertech Fundição e Tecnologia, iniciou a execução do projeto Ecoareia, que contempla a reciclagem de areias descartadas de fundição (ADF). A iniciativa conta com a parceria da Caxiense Fagundes, sediada em Caxias do Sul (RS), empresa que processa e comercializa insumos utilizados na construção civil.

A autorização da utilização da ADF como matéria-prima nos processos da empresa partiu da Fepam – Fundação Estadual de Proteção Ambiental.

Sobre o Projeto Ecoareia

O projeto foi apresentado pela Randoncorp em 2021, como parte do chamado Rota Verde; conjunto de metas ambientais a serem cumpridas pela corporação até 2030, por meio de ações conjuntas de todas as unidades do grupo.

Entre os pontos listados no Rota Verde, destaca-se zerar a disposição de resíduos em aterros industriais até 2025, e é aí que entra a reciclagem da areia descartada de fundição.

A ADF representa mais de 70% do volume de resíduos gerados pela Castertech. Também é o item de maior volume descartado nos processos industriais da Randoncorp. Apenas na fundição de Caxias do Sul (RS), a Castertech gera cerca de 800 toneladas de areia/mês.

Segundo Leandro Correa, diretor da Castertech, inicialmente serão destinadas mensalmente 400 t de areia à Caxiense Fagundes; cerca de metade do volume produzido pela unidade de Caxias do Sul.

De acordo com a empresa, o potencial de reutilização de ADF a partir do Projeto Ecoareia pode ser ampliado a outras unidades de fundição do grupo, que operam em Indaiatuba (SP) e Schroeder (SC). Com isso, a reciclagem poderia chegar a 12 mil toneladas ao ano.

Para atingir esse objetivo, a companhia busca parceiros nessas Regiões.

Imagem: João Lazzarotto

Artigo anteriorABIFA e SENAI - Cursos in company – 2024Próximo artigo Tupy registra aumento de receita de 10% no 3T23

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate IA aplicada à manutenção preditiva de ativos18 de junho de 2025
E-books ABIFA: uma vitrine de fornecedores do setor de fundição13 de junho de 2025
Comissão de Meio Ambiente da ABIFA acompanha projetos de lei que pautam a reutilização de resíduos10 de junho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio créditos de carbono descarbonização Ebooks ESG faturamento Frete indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress
X