No âmbito do Convênio
da ABIFA com a Apex-Brasil, três fundições brasileiras participaram dessas que são as duas mais importantes feiras mundiais dos setores automotivo – Automechanika Frankfurt – e ferroviário Innotrans – Berlim.
Na Automechanika tivemos a participação das empresas WHB (representada pelo Supervisor de Negócios Internacionais – Túlio Sérgio Hermes) e Electro Aço Altona (representada pelo Engenheiro Técnico de Vendas – Rafael Weidlich e por Friedhelm Koch – Representante de Vendas para a Europa).
O estande do Projeto Foundry Brazil foi de 80m² sendo o custo de toda a sua estrutura (incluindo a compra do espaço, montagem, recepcionistas, etc), provenientes de recursos da Apex-Brasil.
Neste ano a feira recebeu mais de 140 mil visitantes profissionais de 173 países e do lado expositor foram 4.631 empresas de 71 países.
Durante os cinco dias de feira os participantes aproveitaram para estabelecer negócios e saber mais sobre os mais recentes produtos automotivos e tecnologias de pontas desse setor.
Interesse particular foi notado em partes e peças mais leves com aplicações até então consideradas impossíveis, alternativas energéticas, processos automatizados e impressão 3D.
A Automechanika é dividida em cinco principais grupos de produtos: Parts&Systems, Acessories&Tuning, Repair&Maintenance, IT&Management e ainda Services Station&Car Wash
Na Innotrans tivemos novamente a participação da Altona e da Granaço Fundição representada por Terencio Knabben Oenning, que durante quatro dias puderam expor seus produtos e receber consultas de empresas de várias partes do mundo.
Essa feira é considerada a maior do mundo do setor ferroviário e tem frequência bienal. É segmentada em Railway Technology, Railway Infrastructures, Interiors, Public Transport e Tunnel construction.
Nessa edição foram mais de 2.500 expositores de 49 países e recebeu mais de 127.000 visitantes.
Lembramos que o aluguel do espaço, a montagem dos estandes, recepcionistas entre outros custos são pagos com recursos da Apex-Brasil através do convênio com a ABIFA.
Outras vantagens da participação das fundições nas feiras no exterior, além de abrir ótimas perspectivas de negócios, possibilitam também gerar novas relações empresariais e trocar experiências, divulgar produtos e serviços, fidelizar clientes, conhecer as principais tendências e novidades do setor de fundição no mundo em termos de mercado e tecnologia e capacitar
empresários.