A empresa anunciou a expansão da sua capacidade produtiva, com foco no mercado brasileiro de carrocerias do tipo Sobre Chassi.
A inauguração das operações de montagem final desse tipo de veículo em Paulínia (SP) foi o movimento mais recente da vertical de negócios Montadora para atender a esse mercado, que ultrapassou 70 mil unidades em 2022, conforme dados da ANFIR – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
A unidade industrial dedicada exclusivamente à fabricação e montagem de linhas de produtos Sobre Chassi localizada em Messias (AL), integra o ciclo de expansões da capacidade produtiva deste tipo de produto. Instalada junto ao distribuidor Rodoap, inicialmente para atender ao mercado da região Nordeste, a fábrica passará a concentrar toda a produção de carrocerias Sobre Chassis da companhia a partir deste ano.
Segundo Sandro Trentin, diretor-superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, a abertura da unidade de montagem em Paulínia, com esforços de otimização logística para receber a produção de Alagoas, acelera a oferta ao Sudeste, principal região compradora do país.
“O tamanho do mercado de carrocerias Sobre Chassi no Brasil se assemelha ao de semirreboques, e observamos o grande potencial de retomada desse negócio no país. As operações em Paulínia e em Messias são estratégicas para esse movimento. Estamos otimistas com a perspectiva de crescimento desse volume para 2023 e para os próximos anos”, destaca Trentin.
Atualmente, o portfólio da Randon atende cerca de 70% do mercado nacional de Sobre Chassis. O principal produto é a carroceria Furgão Carga Geral. Em 2022, teve início a fabricação de carrocerias frigoríficas e basculantes. A companhia fabrica, ainda, carrocerias de bebidas e carga-seca.