A Randoncorp fechou 2023 com receita líquida consolidada de R$ 10,9 bilhões.
Um dos destaques foi o EBITDA, o maior da história da companhia, o qual somou R$ 1,6 bilhão, com margem de 14,4%; 0,9 ponto percentual superior à de 2022.
As receitas para o mercado externo ficaram em U$ 466,7 milhões, o que representa um aumento de +6,9% na comparação anual, apesar da queda da demanda na América Latina e efeitos do cenário macroeconômico da Argentina.
Paulo Prignolato, CFO da Randoncorp, comenta que “a companhia superou um cenário adverso no mercado de caminhões no país e avançou em novas frentes de negócios, o que reforça a consistência como característica importante da nossa estratégia de atuação. Além disso, trabalhamos em iniciativas para redução do capital de giro, como a diminuição dos estoques, que, aliada à maior geração de caixa, permitiu mantermos nossa alavancagem em patamar saudável”.
Verticais Randcorp
A performance positiva das verticais Autopeças e Controle de Movimentos foi fundamental para o desempenho da companhia em 2023.
“Mesmo em meio a uma das maiores quedas na produção de caminhões dos últimos anos, a companhia conquistou novos negócios, ampliando portfólio e direcionando a estratégia de vendas para o mercado externo, para o mercado de reposição e para o agronegócio.
Já a vertical Montadora, que concentra as operações de fabricação de semirreboques, sobre chassis e vagões de carga, encerrou 2023 com receitas e margens em patamares similares aos de 2022.
Guidance 2024
O Guidance da companhia para 2024 reflete o seu crescimento sustentável, tanto em receitas quanto em margens, tendo por base a retomada do setor de caminhões e ônibus, fortalecendo a vertical Autopeças, e a continuidade do bom momento dos mercados de reposição e semirreboques.
A esse respeito, Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp, afirma: “Acreditamos que 2024, ano em que completamos 75 anos, será pujante e relevante para a Randoncorp, renovando a expectativa de seguir em constante crescimento, com ainda mais força em nossa atuação global”.
Principais números