A Randoncorp registrou receita líquida consolidada de R$ 2,8 bilhões no 2T23; valor que representa estabilidade na comparação com mesmo período do ano passado.
Segundo comunicado divulgado pela empresa, “considerando o contexto de mercado complexo, com queda de cerca de 40% na produção de caminhões no Brasil e crédito com taxas elevadas, o desempenho alcançado pela companhia é fruto da estratégia de negócios e reflete a internacionalização e diversificação de portfólio e mercados de atuação das empresas do grupo”.
No comparativo com a primeira metade do ano, houve avanço de 3,6%, atingindo R$ 5,4 bilhões de receita nos primeiros seis meses de 2023.
O EBITDA Consolidado cresceu +22,8% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022, alcançando R$ 444,4 milhões. A margem EBITDA também avançou +2,9 pontos percentuais, fechando em 16%.
Mercado de reposição
Enquanto os volumes de vendas de autopeças para montadoras estão em patamares inferiores à média dos últimos dois anos, devido à redução na produção de caminhões no país, o mercado de reposição de autopeças está aquecido e o segmento de semirreboques segue com boa demanda do setor agrícola e de linhas de tanques para combustíveis.
Mercado externo
As receitas do mercado externo somaram US$ 130,2 milhões no 2T, crescimento de +15,8%, representando 23,2% da receita líquida consolidada. No acumulado de 2023, este indicador atingiu US$ 241,2 milhões, +13,6% superior aos seis primeiros meses de 2022.
Estratégia acertada
Nas palavras de Paulo Prignolato, CFO da Randoncorp, “a consistência dos resultados ao longo do primeiro semestre do ano evidenciou, mais uma vez, a assertividade da nossa estratégia. Em particular, quando analisamos o cenário do segundo trimestre, as reduções de demanda em algumas linhas de produto foram mitigadas pela boa performance de outras, e o aumento da exposição internacional das empresas do grupo tem sido fundamental para compensar os desafios do mercado doméstico”.
Outro exemplo do impacto positivo da estratégia de expansão da companhia são os incrementos de receitas a partir de empresas adquiridas recentemente. As operações da Hércules no segmento de semirreboques, expandindo atuação da vertical Montadora para os Estados Unidos, e da Juratek, no mercado de reposição de autopeças na Europa, controlada pela Frasle Mobility, adicionaram R$ 147,9 milhões de receitas no segundo trimestre de 2023. Outros R$ 28,1 milhões foram oriundos da empresa DB, que compõe a vertical Serviços Financeiros e Digitais da companhia.