A Randoncorp registrou receita líquida consolidada de R$ 2,9 bilhões no 3T2023. No acumulado do ano, esse indicador é R$ 8,3 bilhões, valor que representa estabilidade na comparação com os nove primeiros meses de 2022, “mesmo em um ano com forte retração de volumes em um dos principais mercados de atuação da empresa”, segundo ela própria.
O seu EBITDA consolidado alcançou R$ 396,4 milhões no terceiro trimestre, atingindo R$ 1,3 bilhões no ano, o que equivale a uma alta de +8,5% na comparação com o mesmo período de 2022.
Já a margem EBITDA se manteve estável, em 13,7%, e está em 15,4% no acumulado de 2023, acima do mesmo período do ano anterior.
Paulo Prignolato, CFO da Randoncorp, afirma que considerando o contexto de mercado complexo e competitivo, com queda nos volumes e receitas associadas ao mercado de caminhões e cenário internacional desafiador, o desempenho alcançado pela companhia é fruto da sua estratégia de negócios. “Estamos conseguindo enfrentar e superar esses desafios pela resiliência das nossas empresas e pela nossa diversificação de mercados, geografias e portfólios, que além de contribuírem para os resultados positivos, nos permitem seguir executando nosso plano estratégico”.
Entre os fatores que contribuem para as receitas apuradas, estão a continuidade da boa demanda do mercado de semirreboques, suportada pelo setor agrícola, e avanço de outros segmentos – como o de tanques de combustíveis –, e a boa performance do mercado de reposição, tanto em receita quanto em volumes de vendas.
O agronegócio tem contribuído de maneira ainda mais intensa nos negócios da Randoncorp. Dois exemplos disso foram registrados neste 3T: Com a retomada das vendas de semirreboques basculantes e graneleiros, o setor representou 64% da receita da vertical Montadora; um avanço de sete pontos percentuais na comparação com o segundo trimestre deste ano. Já na vertical Autopeças, a unidade Castertech Fundição e Tecnologia registrou avanço de 1,3 ponto percentual na receita líquida oriunda do mercado agrícola, se comparado com o terceiro trimestre de 2022.
Mercado externo
As receitas do mercado externo, que reúnem os valores de exportações com as vendas realizadas pelas unidades localizadas fora do Brasil, somaram US$ 119,1 milhões no 3T, representando 20,1% da receita líquida consolidada.
No acumulado de 2023, este indicador atingiu US$ 385,4 milhões, +15,5% superior ao mesmo período de 2022; favorecido pelo acréscimo das receitas das operações Hercules, nos Estados Unidos, e Juratek, no Reino Unido.
Imagem: Alex Battistel