ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Eventos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • Oportunidades
  • Contato
16 de janeiro de 2025

RHI Magnesita amplia portfólio com nova tecnologia de inspeção a laser para fornos rotativos

RHI Magnesita amplia portfólio com nova tecnologia de inspeção a laser para fornos rotativos
16 de janeiro de 2025

A RHI Magnesita lançou o MKA (Mechanical Kiln Audit), tecnologia que permite a avaliação da condição mecânica do forno rotativo, possibilitando que especialistas realizem uma análise precisa sobre a influência deste componente no desgaste de refratários. Esse processo viabiliza paradas e manutenções baseadas em dados concretos, evitando ações não planejadas e contribuindo para uma maior segurança e durabilidade do forno rotativo.

Com uma durabilidade média de 50 anos, os fornos rotativos sofrem, ao longo de sua vida útil, diversas deformações devido às altas temperaturas e ao volume de cargas, resultando em uma menor vida útil. “Com as inspeções mecânicas proporcionadas pelo MKA, é possível detectar as condições reais de operação do forno e tomar ações corretivas, com base em dados, o que garante maior precisão, consistência e eficiência operacional”, segundo Marcio Geraldo Oliveira, especialista técnico da RHI Magnesita.

Com 10 fornos rotativos próprios em operação ao redor do mundo, a empresa combina seu conhecimento do equipamento com outras ferramentas que permitem precisão nessa avaliação. Na prática, especialistas realizam testes de ovalidade, bem como a avaliação de deformação de carcaça ao longo de todo o comprimento. Nessa análise, também podem ser exibidas as deformações permanentes e desvios de excentricidade.

“Auditorias regulares de fornos mecânicos ajudam a otimizar a produção e evitar paradas não planejadas a longo prazo”, complementa Oliveira, destacando que o MKA pode detectar precocemente problemas futuros, permitindo uma manutenção preventiva econômica já na próxima parada.

Outra vantagem da Auditoria Mecânica do Forno é sua adaptação às necessidades de cada cliente. A cada manutenção, especialistas da RHI Magnesita podem recomendar com maior assertividade o tipo de refratário, formato e métodos de instalação que promovam uma maior vida útil dos materiais.

“Com o MKA, aumentamos o nosso portfólio de soluções para o gerenciamento da performance de refratários nos processos industriais, reforçando nosso compromisso com a excelência operacional e a inovação. Queremos apoiar nossos parceiros na otimização de seus processos e na extensão da vida útil de seus equipamentos,” finaliza Oliveira.

Crédito: RHI Magnesita/ Divulgação

Artigo anteriorIndústria automotiva tem alta de +9,7% em 2024 – Brasil é o 8º maior fabricante mundial de veículosPróximo artigo Setor de máquinas de construção tem recuperação em 2024, mas agrícolas recuam

Posts recentes

ABIFA leva ao 8º Encontro Gaúcho de Fundidores panorama do setor e ações da entidade10 de setembro de 2026
ABIFA apoia o 8º Encontro Gaúcho de Fundidores em Caxias do Sul (RS)8 de setembro de 2026
A transformação da mão de obra na fundição e as estratégias para atrair talentos na Indústria 4.0 – Entrevista com o SENAI8 de setembro de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Ciência e Tecnologia
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Entrevista
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Meio Ambiente
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

8º Encontro Gaúcho de Fundidores ABIFA ADF Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Eventos Exportação Feiras FENAF Foundry Connection Frotas Fundidos Fundição Fundição nacional Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Lideranças meio ambiente Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais