A RHI Magnesita, fabricante de refratários para processos a altas temperaturas, desenvolveu a denominada tecnologia IBOS (Intelligent Block Out System). Trata-se de um sistema inteligente capaz de otimizar o desempenho de blocos pré-moldados projetados para substituir os fundos de panelas, melhorando a eficiência dos processos de vazamento, tratamento e lingotamento de aço líquido.
Para Celso Freitas, diretor de Marketing, Soluções e Serviços da RHI Magnesita na América do Sul, a tecnologia IBOS representa um avanço na gestão de revestimentos refratários em panelas de aço: “Estamos trazendo para o mercado brasileiro a melhor solução para o sistema de fundo de panela das siderúrgicas. Ela é projetada de acordo com as necessidades de cada cliente, permitindo um aumento do rendimento metálico e redução das sobras de aço líquido no final do processo de lingotamento”.
Rendimento
O design aprimorado assegura um maior rendimento de aço de melhor qualidade. Com instalação simples e rápida, o sistema reduz o tempo de inatividade das operações, proporcionando uma retomada ágil da produção, o que se reverte em melhora da produtividade.
O aumento da vida útil do revestimento é outro diferencial da nova tecnologia, reduzindo a frequência de substituições e reparos.
“O controle mais preciso sobre o desgaste do revestimento e as condições operacionais da panela contribuem para a produção de aço de melhor qualidade, resultando em benefícios econômicos e operacionais para as siderúrgicas”, ressalta Celso.
Sustentabilidade
De acordo com a empresa, a tecnologia IBOS também contribui para a sustentabilidade das operações, ao reduzir o consumo de materiais refratários e minimizar o desperdício, além de otimizar o uso de energia durante o processo de produção de aço.
Os blocos pré-moldados ainda contribuem significativamente para a diminuição da pegada de carbono, em comparação com os métodos tradicionais de tijolos.