A fabricante de refratários RHI Magnesita lançou o e-book “Construindo um futuro sustentável – Iniciativas de Sustentabilidade na América do Sul em 2023”, que traz algumas ações ambientais, sociais e de governança (ESG) da multinacional, realizadas no ano passado.
A empresa investe na economia circular e de carbono zero, além de estabelecer parâmetros de compliance para garantir a integridade e conformidade com as normas.
“Estamos empenhados em sermos o principal parceiro dos nossos clientes em suas próprias jornadas de sustentabilidade. Acreditamos que uma aliança sustentável é o melhor caminho para um futuro de prosperidade econômica, respeitando o meio ambiente e impactando positivamente as comunidades”, explica Wagner Sampaio, presidente da RHI Magnesita para a América do Sul. “Para isso, acreditamos que os propósitos de ESG devem permear toda a cadeia, desde fornecedores até clientes, para que, juntos, possamos fornecer materiais básicos e essenciais para a vida moderna, de maneira sustentável”.
Como signatária do Pacto Global desde 2018, a RHI Magnesita está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, demonstrando seu compromisso contínuo com a responsabilidade ambiental e social em suas operações.
Entre as metas estabelecidas pela empresa para direcionar e otimizar os seus esforços até 2025, destacam-se: reduzir em 15% as emissões de CO2 por tonelada de produto (escopo 1, 2 e 3); diminuir em 5% o uso de energia por tonelada de produto; aumentar a utilização de mineral circular para 15%; e reduzir em 30% as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e óxido de enxofre (SOx) – meta já alcançada na China e na América do Norte. Para a América do Sul e Europa, a meta é alcançar até 2027.
O fortalecimento de ações de segurança com meta de zero acidente e o aumento para 33% da presença feminina na liderança sênior também estão na pauta.
Iniciativas ambientais
A RHI Magnesita está em uma jornada de descarbonização.
Em 2023, por exemplo, ela recolheu cerca de 30 mil toneladas de resíduos de refratários no Brasil, destinando-os para reaproveitamento. Essa quantidade evitou a emissão de mais de 46 mil toneladas de gás carbônico (CO2). Com esse desempenho, a empresa alcançou uma taxa de 11,3% de sua produção na América do Sul utilizando materiais reciclados, em relação ao consumo total de matérias-primas (Recycling Rate).
Outras ações ambientais da multinacional compreendem a preservação da fauna silvestre; educação ambiental nas escolas; e inauguração do 2º viveiro de mudas da companhia em Onça do Pitangui (MG), com capacidade de produzir 5 mil mudas do Cerrado e da Mata Atlântica por ano.
Social
Em 2023, a RHI Magnesita investiu mais de R$ 2 milhões em 23 projetos sociais em nove territórios brasileiros, principalmente em Minas Gerais e na Bahia, beneficiando mais de 20 mil pessoas.
“Estamos investindo principalmente em projetos sociais voltados para a formação, capacitação, geração de renda, empoderamento feminino e economia circular. Nosso objetivo vai além de simplesmente ajudar as comunidades; queremos desenvolvê-las e contribuir para sua autonomia, visando uma transformação real, que promova um futuro melhor para todos”, afirma Juliana Morato, gerente de Comunicação e Relações Institucionais.
Em termos de Governança, a estrutura e as práticas organizacionais da RHI Magnesita asseguram condutas e relacionamentos íntegros, éticos e transparentes. Ela está listada no principal mercado da Bolsa de Valores de Londres, atendendo aos seus padrões de governança e regulação.
Nesse sentido, a empresa investe em gestão de riscos, auditorias internas e externas, investigações e treinamentos de compliance, canais de denúncias anônimas, segurança da informação, certificações externas independentes, metas corporativas anuais e de sustentabilidade.