Em 2023, a Sinto Brasil completa 50 anos, tendo iniciado as suas operações no país em 1973, como uma joint-venture entre a Sintokogio Ltd. (Japão) e a Wheelabrator Corporation (EUA). Inicialmente, dedicou-se à fabricação de equipamentos de jateamento e peças de reposição para os mesmos, implantando sua fábrica de equipamentos e sua própria fundição de aço.
Em 1984, inaugurou a fábrica de granalhas de aço, expandindo a sua capacidade de produção no ano 2000.
Em 1996, a Sintokogio Ltd. adquiriu da Wheelabrator sua participação na Wheelabrator Sinto do Brasil, passando a transferir mais ativamente sua tecnologia e know-how à subsidiária brasileira.
Na última década, a empresa, por acreditar no desenvolvimento e futuro da indústria brasileira, e contando com o suporte técnico e financeiro da matriz Sintokogio, investiu mais de R$ 250 milhões de reais em suas operações industriais no Brasil. Segundo Julius Cesar do Nascimento, presidente & CEO, a estratégia de negócio da matriz japonesa sempre considera o longo prazo, de modo que o Brasil é um mercado no qual eles acreditam e, portanto, continuam investindo.
- 2012: Construção da Fábrica de Granalha em Atibaia (SP), a qual permitiu à empresa atingir níveis de qualidade e custo que possibilitaram o acesso aos mercados da América Latina e Europa
- 2015: Aquisição da Frohn Brasil, o que permitiu a entrada da Sinto Brasil no mercado de granalhas de arame para shot peening e abrasivos especiais, como granalhas de inox, zinco, alumínio etc.
- 2017: Aquisição da divisão de granalhas de aço da Tupy.
- 2018: Aquisição da Pressenge Máquinas, até então a segunda maior fabricante brasileira de equipamentos de jateamento.
Em meados de 2022, a Sinto Brasil lançou a campanha #rumoaos50, em menção aos 50 anos a serem completados agora em 2023, com a continuidade dos investimentos no país:
- 2022/2023: Construção da nova fundição em Atibaia (SP), de peças resistentes à abrasão.
- 2023: Construção da fábrica de fio diamantado para corte de granito, uma joint-venture entre a Sinto Brasil e Diamond Industries (Itália).
- 2023: Construção de uma nova fábrica de equipamentos em Joinville (SC), a Sinto Pressenge Máquinas
A questão ESG também está muito presente em todo o grupo Sintokogio, de modo que todos os investimentos anunciados e mesmo os já estabelecidos têm a Sustentabilidade, em todas as esferas, como foco. “Procuramos ser o mais green possível, implementando tecnologias de automação e equipamentos eficientes. Também realizamos a reciclagem de toda a água de nossos processos e já plantamos mais de 1.000 árvores em Atibaia” – Julius Cesar do Nascimento.
Sobre a nova fundição em Atibaia
A nova fundição da Sinto Brasil na cidade de Atibaia (SP), com capacidade para 120 toneladas mensais de ferro fundido branco, aço baixa liga e aço manganês, já está em operação. Nela são produzidas peças de alta qualidade, para uso cativo e fornecimento ao mercado de fundidos resistentes à abrasão, com destaque para os mercados de construção civil, incluindo ferramentas de penetração no solo – FPS, peças de desgaste para VSI, mineração e reciclagem em geral.
Todos os equipamentos que compõe a linha de moldagem da nova fundição são da Omega Sinto(UK), especializada em equipamentos para cura a frio (no bake).
A nova planta é equipada com a denominada Wiznex, uma exclusiva plataforma IOT desenvolvida pelo Grupo Sinto, agregando tecnologia e modernidade ao controle dos processos de produção e manutenção.
A outra fundição da empresa na mesma cidade é dedicada à produção de granalhas.
Sobre a nova fábrica de equipamentos
Em uma área de 12.000 m² na cidade de Joinville (SC), a empresa anunciou a construção de uma unidade fabril com mais de 7.000 m², destinada à produção de equipamentos para o tratamento de superfícies (máquinas de jateamento) e de moldagem.
Na Sinto Pressenge Máquinas a produção será verticalizada, desde a usinagem, corte, conformação, solda, jateamento, pintura, montagem do painel elétrico e programação. Para isso, será equipada com máquinas de última geração para corte, dobra e processamento de metais, além de jateamento e pintura, e uma nova e moderna linha de usinagem.
De acordo com a empresa, estas novas máquinas possibilitarão a fabricação de equipamentos e peças de reposição com altíssimo nível de qualidade, sempre aliados a um custo competitivo e prazos compatíveis com as necessidades de seus clientes.
Renato Luiz de Camargo, vice-presidente de operações da Sinto Pressenge Máquinas, ainda destaca que a fábrica contará com um moderno Test Center, o qual proporcionará aos clientes a possibilidade de realizações de simulações reais, visando a oferecer o melhor equipamento para a aplicação de cada cliente. Este Test Center será equipado com quatro máquinas: três equipamentos de jateamento (tamboreamento, gancheira e de mesa), além de uma máquina de moldar FDNX.
Segundo Julius, para os próximos anos está previsto ainda que a empresa incorpore ao seu portfólio equipamentos atualmente fabricados exclusivamente na matriz japonesa, incorporando ainda mais tecnologia às linhas produzidas no país.
A nova fábrica da Sinto Pressenge Máquinas em Joinville está prevista para entrar em operação no 1º trimestre de 2024.