ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
12 de janeiro de 2015

Sem Copa, Apex foca na abertura de novos mercados às empresas nacionais

Sem Copa, Apex foca na abertura de novos mercados às empresas nacionais
12 de janeiro de 2015

12/01/2015

O novo ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, tomará posse hoje (07/01) com um instrumento já em mãos para executar uma das principais missões que a presidente Dilma Rousseff lhe deu. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem pronto um plano para tentar abrir novos mercados às empresas nacionais.

Em 2014, a principal aposta da agência foi um conjunto de ações de marketing de relacionamento ligadas sobretudo à Copa do Mundo organizada pelo Brasil e outros grandes eventos esportivos. Para 2015, no entanto, a ideia da Apex é priorizar missões comerciais e participações em feiras internacionais. Outra meta da agência é ampliar o número de médias empresas que exportam no país. Até outubro do ano passado, as exportações realizadas com o apoio da Apex totalizaram US$ 52,4 bilhões, uma lata de 39,5% em relação ao mesmo período de 2013. Essas  vendas representaram 27,3% das exportações brasileiras registradas entre janeiro e outubro de 2014, participação que cresceu em relação à taxa de 19,1% observada na mesma etapa do ano anterior. A agência não revelou suas projeções para este ano.

“Não teremos outra Copa do Mundo. O marketing de relacionamentos continuará foret, mas teremos um foco em missões comerciais”, afirmou ao Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, o presidente da Apex, Mauricio Borges.

No ano passado, além da Copa do Mundo, as ações de marketing de relacionamento da Apex e seus parceiros na iniciativa privada ocorreram em meio a provas da Fórmula Indy, Moto GP, Fórmula 1, Golf e do Professional Bull Riders (PBR), o campeonato mundial de rodeio. “Se eu pudesse, teria uma Copa do Mundo todo ano”, brincou Borges, cuja permanência no posto ainda não havia sido definida pelo novo ministro até o fechamento desta edição. “A Copa mostrou para o mundo quantas empresas temos aqui.”

De acordo com o presidente da Apex, o ministro terá toda a liberdade para fazer ajustes nos planos de agência. Ele ponderou, no entanto, que as parcerias entre a instituição e o setor privado têm dois anos de duração e, portanto, podem ser redirecionadas, mas não param.

“Há convênios com mais de 80 associações setoriais que vão até 2016, garantindo foco em mercados, na área de inteligência, dando foco em mercados alternativos dando também uma segurança para que o empresário saiba que o trabalho vai continuar”, disse Borges.

Por ora, já há pelo menos nove missões comerciais agendadas pela Apex. A primeira será em março para o Japão, a qual ocorrerá no âmbito da feira do setor de alimentos e bebidas Foodex.

Em junho, ocorrerá uma missão aos Estados Unidos dos empresários que participarão da Fancy Food, outro evento do segmento.

Na sequência, a Apex promoverá missões comerciais para Egito e Argélia, em maio, e Polônia e Alemanha, em junho. Em julho, ocorrerá uma missão rumo à África do Sul, Angola, Moçambique, Quênia e Tanzânia. Os empresários brasileiros desembarcarão na Colômbia e no Peru em agosto, e em setembro ocorrerá uma missão a Moscou no âmbito da feira WorldFood. Em outubro, será a vez de a República Dominicana e a Costa Rica serem os destinos de uma missão comercial organizada pela Apex.

“Em 2014 forma mais de 85 empresas que participaram da Sial [evento de alimentos e bebidas]. Então, tem um resultado fantástico. Brasil é visto como grande player do mundo na parte de alimentação e isso se materializa nesses eventos”, comentou Borges, destacando ainda o crescimento da Gulfood, feira organizada no Oriente Médio que terá a 20ª edição em Dubai. “Vamos para quase 80 empresas em 2015 [na Gulfood]. Isso mostra uma retomada do mercado árabe e a feira em Dubai é um grande centro com compradores de várias regiões do mercado árabe.”

(Para ler a matéria na íntegra, por favor, entre em contato conosco).

 

fonte: Valor Econômico – Fernando Exman e Lucas Marchesini – 7 de janeiro de 2015.

Artigo anteriorProjetos de Normas da Comissão de Estudo de Matérias-Primas para FundiçãoPróximo artigo Mercado piora previsões para PIB e inflação em 2015 pela 2ª vez seguida

Posts recentes

Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate IA aplicada à manutenção preditiva de ativos18 de junho de 2025
E-books ABIFA: uma vitrine de fornecedores do setor de fundição13 de junho de 2025
Comissão de Meio Ambiente da ABIFA acompanha projetos de lei que pautam a reutilização de resíduos10 de junho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio créditos de carbono descarbonização Ebooks ESG faturamento Frete indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress
X