Em 18 de maio, a ABIFA – Associação Brasileira de Fundição e o SIFUMG – Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais promoveram o Seminário Técnico de Fundição, realizado em Divinópolis (MG). O evento contou com a presença de 94 profissionais do setor, representantes de 22 fundições.
Confira os principais highlights do evento, que também compreendeu a Reunião Plenária da ABIFA e contou com o patrocínio das empresas ASK Chemicals, Grupo MSP, Servtherm e Sinto Brasil.
Também esteve presente o deputado Domingos Savio, a quem foi feito o convite de estruturar uma base parlamentar da Fundição. A ideia foi bem aceita e será executada nos próximos meses.
Veja o vídeo da abertura do evento em: https://www.youtube.com/watch?v=ceJsTJsntPo
Resinas ASK para moldagem e macharia: Alta produtividade ao alcance de todos / ASK CRIOS Produtos Químicos do Brasil
O foco desta palestra foi o histórico de desenvolvimentos da ASK Chemicals desde a década de 60, lançando e implantando tecnologias (produtos e serviços) orientados para performance e avanços no âmbito ambiental, eliminando solventes clorados e reduzindo os níveis de emissão de VOCs, até o atual estado da arte com resinas inorgânicas e para impressão 3D.
Entre os produtos apresentados destacam-se as resinas IsocureTM, para fundições de alta produção de machos e moldes de areia de precisão. Estas resinas oferecem como vantagem geometrias complexas, alta estabilidade à umidade, elevada resistência, alta produtividade e não aquecimento dos ferramentais.
A linha da empresa ainda compreende resinas Pep Set com pouco ou nenhum formol livre e baixo fenol livre; além dos sistemas aglomerantes NovasetTM e Lino CureTM.
O portfólio de resinas ASK Chemicals 3D conta com soluções orgânicas e inorgânicas para aplicações complexas para manufatura aditiva. Os filtros 3D ExactporeTM (imagem acima) são o mais recente avanço da empresa nesse sentido, proporcionando um sistema de alimentação personalizável, com confiabilidade e consistência.
https://www.ask-chemicals.com/home
Solução para moldagem em máquina cold-box – Case de sucesso Fundição Nacional / MSP Equipamentos Eletromecânicos
O Grupo MSP, que completa 30 anos em junho, apresentou um case relativo à implantação de seu sistema cold-box na Fundição Nacional.
Antes disso, a empresa operava com moldagem cold-box em gasadoras manuais e moldagem manual em areia verde, o que demandava muitos operadores e grande área de produção, além do baixo rendimento metálico, moldes maiores e mais pesados.
Com a implantação da sopradora MSP, a fundição obteve os seguintes resultados:
- Moldagem dupla face: Redução de 30% peso do molde
- Relação areia metal: Tampa e fundo 2:1 / dupla face 1,4:1
- Compactação homogênea: Melhor resistência mecânica a frio
- Economia de resinas: Eficiência do misturador / compactação sopro
- Gasadoras (0,55% cada parte) / sopradora (0,45% cada parte) > 20%
- Consumo de TEA: 0,8 g/kg areia moldada
- Em uma área de 300m² em cold box, fusão de 30 t/dia
- Em uma área de 625m² em areia verde, fusão de 7 t/dia
- Moldagem manual areia verde: 6 moldes/h
- A moldagem automática cold box chega a 100 moldes/h
- Canais (areia verde 25%/cold box 12%)
- Melhor acabamento
- Qualidade da areia regenerada (r93%/n7%), baixa relação areia metal
https://www.grupomsp.ind.br/
Retrofit e Serviços especiais em equipamentos de fusão por Indução / Servtherm Fornos a Indução
A empresa apresentou cases de sucesso com o tema retrofitting e serviços de engenharia reversa e adaptativa para projetos especiais em fundições, com o objetivo de melhorar a qualidade do equipamento, tornando-o mais moderno e competitivo.
https://servtherm.com.br/
O Grupo Sinto na Indústria 4.0 – Sistema de IoT para monitoramento de equipamentos de fundição, melhorando o processo e aumentando a produtividade / Sinto Brasil
Quais serão os diferenciais do futuro relacionados a equipamentos para fundição?
Se observarmos sob a óptica da Indústria 4.0, possivelmente serão equipamentos conectados entre si e com os usuários, que por meio de sensores permitirão a troca de informações e a sua transformação em dados.
Se observarmos sob a óptica da IoT (Internet das Coisas), essa conectividade representa a união de máquinas monitoradas com a disponibilidade e análise de dados, promovendo a tomada de decisões automáticas, com base em informações.
Assim, é fácil deduzir que a análise de métricas reais de desempenho é a chave para se destacar no cada vez mais competitivo setor de fundição.
Atendo a estas tendências, o Grupo Sinto apresentou o Equipment Operation Monitor, que associa a Indústria 4.0 e IoT, criando um modelo de produção enxuto, rastreável e organizado, o que se reverte em economia de custos e maior produtividade.
O uso do sistema IoT pode trazer inúmeros benefícios à indústria de fundição, permitindo uma alta eficiência na manutenção preditiva, assim como uma maior segurança operativa, graças a fatores como:
- Visualização em tempo real do estado (status) de cada equipamento, com a coleta de dados provenientes dos sensores
- Geração de gráficos e tabelas com os dados obtidos, o que permite análises e tomadas de ações em tempos breves
Com essa integração, tem-se o aumento da produtividade e eficiência da fundição, pela compreensão dos detalhes envolvidos na operação dos equipamentos.
A Sinto Brasil inclusive utiliza um sistema de IoT que monitora os dados da sua planta de fundição de Atibaia (SP), com resultados excelentes.
https://sinto.com.br/
Homenagem
No final do evento, Cacídio Girardi, presidente da ABIFA, foi presenteado com uma escultura em cedro produzida pelo artista Mario Teles, de Divinópolis (MG).
Save the Date
A próxima Reunião Plenária da ABIFA acontece em 27 de junho, em Piracicaba (SP) |