ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
14 de abril de 2025

Setor automotivo registra alta no 1T, mas ANFAVEA alerta para desaceleração em março

Setor automotivo registra alta no 1T, mas ANFAVEA alerta para desaceleração em março
14 de abril de 2025

Dados apurados pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, apontaram uma desaceleração na produção e nas exportações em março, enquanto os emplacamentos subiram às custas de vendas diretas e modelos importados.

Produção

O ritmo produtivo em março, com 190 mil unidades, apresentou queda de (12,6%) em relação a fevereiro, principalmente nas fábricas de automóveis e comerciais leves, com ajuste no nível de estoque da ordem de 8 mil veículos e redução das exportações.

De acordo com a entidade, foi o pior março desde 2022.

Já no acumulado do trimestre, 583 mil unidades deixaram as linhas de montagem, +8,3% do que no mesmo período do ano passado. Trata-se do melhor resultado para o período desde 2021.

Vendas

Mesmo com um dia útil a menos que fevereiro, devido ao feriado de Carnaval, março registrou novo crescimento nas vendas, com média diária de 10,3 mil unidades; +11,3% em relação ao mês anterior.

No ano, a média diária de emplacamentos é 7,5% superior à do primeiro trimestre de 2024.

No entanto, a ANFAVEA alerta que boa parte dessa alta se deu em função de modelos importados, que representaram 61% do aumento das vendas no primeiro trimestre.

“Das 37,2 unidades vendidas a mais em relação aos primeiros três meses de 2024, 22,6 mil vieram de fora do país, sobretudo da Argentina e da China”, afirma a entidade.

O total de vendas em março foi de 195,5 mil unidades; alta de +5,7% sobre fevereiro.

O volume acumulado no trimestre é de 552 mil autoveículos, +7,2% do que no ano passado.

Exportações

Impactadas positivamente pelo crescimento de 120% dos embarques para a Argentina, as exportações brasileiras subiram +40,6% no trimestre, apesar da queda de 19% em março, na comparação com o mês anterior.

“A questão é saber se essa queda no último mês foi sazonal, ou se indica alguma tendência. Por enquanto, este é o melhor primeiro trimestre desde 2018 para as exportações”, pondera a Associação.

Artigo anteriorMagotteaux Brasil anuncia investimentos para atender demanda localPróximo artigo Schulz S.A. recebe quatro premiações de desempenho e sustentabilidade

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

3ª Foundry Connection registra altos índices de satisfação entre participantes22 de agosto de 2025
Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate utilização de IA para otimização de matérias-primas21 de agosto de 2025
Iniciativa Foundry Connection desperta interesse internacional20 de agosto de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Aniversário Boletim CEMP CNI Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio Coordenação créditos de carbono descarbonização Ebooks Economia ESG faturamento Foundry Connection Frete Indústria indústria 4.0 Info Inteligência Artificial Internacional investimentos LTK Manutenção Preditiva Matérias-primas meio ambiente Negócios NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress Índices setorias