Segundo a ANFIR – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, a redução da taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano pode refletir positivamente nos negócios do setor. José Carlos Spricigo, presidente da entidade, acredita que as expectativas do segmento podem ser superadas, o que seria muito importante para o mercado como um todo.
Reboques e Semirreboques
“Os mercados de agronegócios e construção civil estão em alta. A estimativa para o crescimento da safra é de +16,5%, segundo a Conab, enquanto a projeção do desempenho da construção civil é de +4,5%, segundo analistas do setor”.
Esses dois mercados, inclusive, suportaram o crescimento do segmento Reboques e Semirreboques no período de janeiro a julho de 2023. “A safra recorde e o aquecimento nas obras civis impulsionam as vendas do setor pesado”, explica o presidente.
Implemento com 4º eixo
Outro fator que concorre a favor das vendas no segmento Pesado é o implemento com 4º eixo.
“O equipamento, com maior capacidade de carga, atrai os clientes, pois representa mais faturamento para o transportador. Isso resulta em um efeito localizado de renovação de frota”, esclarece Spricigo.
Assim, mesmo com o recuo nas vendas de caminhões, os Reboques e Semirreboques registram desempenho em alta.
Graneleiro/Carga Seca e Carrega Tudo
Este segmento tem sido utilizado tanto no agronegócio quanto na construção civil, para atender às demandas de transporte de produtos. O primeiro deles registra variação positiva de +37,24% e o segundo de +28,63%.
Silo e tanques
O produto Silo, que atende à construção civil, teve crescimento de +62,45%. Já o Tanque Carbono, voltado para o transporte de cargas líquidas, registrou +17,89% de variação positiva.
A redução no preço dos combustíveis teve impacto nas vendas do produto Tanque Inox, que registrou, de janeiro a julho de 2023, volume de emplacamentos +152,78% superior ao do mesmo período do ano passado.