ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
5 de março de 2021

Sylvio Sniecikovski, fundador da Escola Técnica Tupy morre aos 90 anos em Joinville

Sylvio Sniecikovski, fundador da Escola Técnica Tupy morre aos 90 anos em Joinville
5 de março de 2021

É com pesar que comunicamos o falecimento de Sylvio Sniecikovski, professor, e um dos fundadores da Escola Técnica Tupy.

Natural de Palmeira (PR), Sylvio mudou para Joinville em 1953, quando aceitou o convite para ministrar aulas de matemática no Colégio Bom Jesus. Anos depois, foi convidado por Hans e Raul Schmidt, donos da Fundição Tupy, para liderar o projeto da escola, com o objetivo de formar profissionais capacitados para trabalhar na fundição.

Sob a liderança de Sylvio — que dirigia a escola e lecionava matemática, física e desenho — foi criado o primeiro centro de tecnologia da cidade, com laboratórios para o desenvolvimento e criação de produtos. Ele fez parte do quadro de profissionais da Escola Técnica Tupy até 1989. Também integrou o Conselho Estadual de Educação e se tornou secretário educação de Joinville, cargo que ocupou entre 1997 e 2008.

Em 2014, Sylvio lançou a biografia: “Sonhar só Faz Bem”, escrita por Francisco Britto, no qual conta a trajetória de criação da Escola Técnica Tupy.

O educador também foi homenageado ao ter uma escola pública municipal de Joinville batizada com seu nome. A Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, fundada em 2006, fica na Avenida Plutão, no bairro Jardim Paraíso.

Artigo anteriorGoverno federal reabre programa de renegociação de dívidasPróximo artigo Governo estende prazo de carência dos empréstimos com recursos do Pronampe

Posts recentes

Como a ABIFA ampliou resultados, gerou mais impacto e assegurou sustentabilidade financeira no último biênio5 de fevereiro de 2026
ABIFA mantém atuação permanente contra o avanço das importações28 de janeiro de 2026
ABIFA promove 25ª edição da Festa do Fundidor em Engenheiro Coelho (SP)15 de dezembro de 2025

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

1º Encontro ABIFA de Lideranças ABIFA ADF análise térmica Associadas Boletim Ciência Comissão de Meio Ambiente créditos de carbono Dados Desindustrialização ESG Estabilidade Eventos ferro fundido Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional ICMS Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Lançamento Lideranças Livro meio ambiente metalurgia Negócios Networking Notícias Pesquisa Popular Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul SEFAZ Stihl Sustentabilidade Tecnologia Tributação Universidade WordPress Índices setoriais