ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • CONAF
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
    • Associadas aptas a votar
24 de maio de 2022

Tecnologia Clariant proporciona redução das emissões em fundição

Tecnologia Clariant proporciona redução das emissões em fundição
24 de maio de 2022

Produto GEKO® LE será apresentado em palestra aos clientes durante o CONAF – Congresso de Fundição ABIFA, que acontece de 13 a 16 de junho de 2022

A Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, apresentará aos visitantes do CONAF – Congresso de Fundição ABIFA e da FENAF – Feira Latino-Americana de Fundição, os aditivos para fundição GEKO® LE, uma exclusiva Tecnologia LE (Low Emission), com a qual as fundições podem reduzir as emissões de BTEX provenientes de sistemas de areia verde e produzir peças fundidas de melhor qualidade, com o máximo de produtividade.

Lançada após extensivos testes de campo, a tecnologia LE, já consolidada pela Clariant na Europa, oferece vantagens para as fundições que desejam diminuir o impacto ecológico da moldagem em areia verde. A sua utilização auxilia às empresas a cumprirem as crescentes exigências ambientais e a conscientização acerca da importância da redução de emissões.

As vantagens da Tecnologia LE da Clariant baseiam-se na inigualável precisão, na melhor aplicação nos processos e nos acabamentos das superfícies, entre outros benefícios como?otimização do custo total e redução dos limites de emissão BTEX.

A Tecnologia LE destaca-se ao prevenir a geração de emissões de BTEX (gases tóxicos) em sistemas de areia verde desde o início do processo. Essa vantagem para o meio ambiente e para os trabalhadores de fundições é obtida graças a uma mistura patenteada e de alta qualidade composta por bentonitas, grafite, dispersantes e, se desejado, pó de carvão cardiff. Os componentes são altamente eficientes e exigem quantidades consideravelmente menores de agentes ligantes, produtores de carbono vítreo e outros aditivos.

Em consequência disso, as vantagens relativas ao desempenho e à produtividade são aprimoradas com os ganhos ambientais, tais como a excelente capacidade de reciclagem das areias usadas e a redução na geração de resíduos, de modo a otimizar o custo total de produção. Outra vantagem é que a tecnologia pode ser incorporada sem a necessidade de investimentos nos sistemas de areia verde existentes.

Além do valor de sustentabilidade da linha LE, os clientes que optam por qualquer produto GEKO® contam com a certeza da abordagem de mineração responsável da Clariant e a continuidade de fornecimento no longo prazo, garantida pelos investimentos da empresa em suas próprias jazidas de bentonita e nas instalações de produção localizadas próximo dos clientes, em todo o mundo.

A combinação de vantagens qualifica o GEKO® LE como produto EcoTain® no portfólio da Clariant. A Clariant atribui o selo EcoTain® aos produtos que demonstram excelência em sustentabilidade e desempenho, oferecendo para os clientes um indicador claro do valor agregado. GEKO® LE – Clariant e fundições em parceria para moldar um futuro melhor.

Palestra Clariant:

“GEKO® LE – Nova tecnologia sustentável para seu processo de areia verde”

Dia 13 de junho, às 15h30, no Auditório

Faça sua inscrição e saiba mais sobre o portfólio GEKO® da Clariant.

 

Artigo anteriorCacídio Girardi é o novo presidente da ABIFA e SIFESPPróximo artigo Fundição acumula alta de +12,0% no 1º quadrimestre de 2022

Posts recentes

FENAF 2026 reúne indústria de fundição em São Paulo e consolida importância da internacionalização do setor29 de julho de 2026
Portal Siderurgia: FENAF fortalece a fundição brasileira28 de julho de 2026
Cada aumento de 0,1 °C na temperatura global pode custar R$ 5,6 bi ao Brasil, alerta CNI10 de julho de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Ciência e Tecnologia
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Meio Ambiente
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA ADF Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF Confraternização créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Eventos Feiras FENAF Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Importações Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Legislação Lideranças meio ambiente Negócios Notícias Pesquisa Popular Produção Projetos de Lei Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Universidade WordPress Índices setoriais