Entre os dias 12 e 16 de junho, o mundo da fundição se voltou a Düsseldorf, Alemanha, para prestigiar The Bright World of Metals.
Segundo balanço divulgado pela Messe Düsseldorf, organizadora das feiras Gifa, Metec, ThermProcess e NewCast, os eventos reuniram 63.300 visitantes, de 114 países. Destes, 58% enquadram-se na categoria “tomadores de decisão”.
No total, foram aproximadamente 2.200 expositores, de 56 países, que apresentaram o poder e futuro da indústria de fundição e metalúrgica, com suas máquinas, plantas e soluções.
Sustentabilidade e Inteligência Artificial foram temas recorrentes nos doze pavilhões que compreenderam as quatro feiras.
Investimentos
Apesar dos tempos desafiadores para a economia global, The Bright World of Metals vivenciou uma atmosfera de concretização de negócios – 78% dos visitantes planejam investimentos concretos nos próximos dois anos.
Ao discorrer sobre os resultados das feiras, Bernd Jablonowski, diretor-executivo da Messe Düsseldorf, afirma que “especialmente em tempos de mudança sustentável, é mais importante do que nunca ter estado em Düsseldorf, em intercâmbio direto com os participantes do setor, a fim de demonstrar força em um ambiente de mercado voltado para o futuro”.
Internacionalidade
De acordo com dados da organizadora, 76% das empresas expositoras eram de fora da Alemanha.
Na NewCast, a ilha do Brasil contou com a presença da ABIFA, além das empresas Altona, Dalca, Deluma, Fusão Ligas, Rotavi, Rossil e Ventistamp.
No caso dos visitantes das quatro feiras, o percentual de estrangeiros foi de 69%, com grande participação da Ásia e do exterior.
A esse respeito, Malte Seifert, diretor da Messe Düsseldorf, afirma que “Gifa, Metec, ThermProcess e NewCast estão cobrindo quase todo o mercado internacional”. A demanda por tecnologia europeia de metalurgia e fundição é especialmente alta no exterior, principalmente na Índia, EUA e China. Isso se reflete na classificação internacional dos países presentes no evento: Índia e Turquia ocupam o primeiro lugar, seguida pela Itália, China e França.
Transformação industrial para um futuro sustentável
Os temas-chave do Bright World of Metals foram: Sustentabilidade, Digitalização, Economia Circular e Novas Tecnologias de Produção.
Entre os tópicos abordados, destacaram-se os mais recentes desenvolvimentos do mercado e os desafios que atingem não somente a Alemanha, como a escassez de mão de obra qualificada e os custos de energia extremamente altos, que estão sobrecarregando as fundições em todo o mundo. Por outro lado, também se debateu bastante as oportunidades que a transição energética está trazendo.
Outros temas abordados foram a necessidade da digitalização, uso da Inteligência Artificial e a questão sustentabilidade e como alcançá-la.
ecoMetals 2023
Cerca de 20 players da indústria participaram da campanha ecoMetals 2023, realizada desde 2011, com vistas a apoiar ativamente a mudança da imagem do setor, que se empenha com a sustentabilidade do planeta.
Entre as atividades realizadas no âmbito da campanha ecoMetal Trails, há visitas guiadas, entrevistas e uma premiação, a ecoMetals Awards, que em 2023 contemplou duas empresas cujas filiais brasileiras são Associadas à ABIFA.
Foseco foi premiada pelas linhas SEMCO FD, SEMCO CC e SEMCO FF de revestimentos. De acordo com a empresa, trata-se de produtos inovadores, que proporcionam economia de energia, minimizando as emissões de CO2 e diminuindo significativamente os níveis de formaldeído durante o processo de secagem.
Já a MAGMA Gießereitechnologie GmbH foi premiada pelo seu software de simulação do processo de fundição, que minimiza defeitos e reduz as taxas de refugo, além do consumo de energia.
Confira algumas imagens do evento, cujos créditos são da Messe Düsseldorf/ctillmann.
A próxima edição do The Bright World of Metals acontece em 2027!