ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
18 de abril de 2022

Tupy anuncia aquisição da MWM do Brasil e entrada em novos setores

Tupy anuncia aquisição da MWM do Brasil e entrada em novos setores
18 de abril de 2022

A Tupy S.A., multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais para bens de capital, anunciou em 18 de abril o acordo para a aquisição da MWM do Brasil, subsidiária detida pela Navistar International Corporation, por sua vez subsidiária da Traton SE, uma das líderes mundiais na fabricação de veículos comerciais.

Em comunicado, a Tupy afirma que esta combinação está alinhada à estratégia de crescimento de ambas as empresas tanto nos negócios atuais, pela agregação de valor aos produtos, quanto na promoção de soluções viáveis para descarbonização.

A transação está estimada em R$ 865 milhões, sujeito a ajustes usuais, que serão pagos pela Tupy após o closing. A aquisição será submetida à aprovação da autoridade antitruste brasileira.

Sobre a MWM

Anteriormente dedicada ao desenvolvimento de motores, hoje a MWM fabrica motores de terceiros sob contratos de manufatura. Isso contempla a usinagem, montagem, calibração, validação técnica e serviços de engenharia.

A MWM também produz grupos geradores e atua no mercado de reposição de componentes.

Recentemente, tem anunciado parcerias que servem ao consumo de gás natural, biogás e uso de biometano, atendendo necessidades do agronegócio brasileiro.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.

Tupy

Com uma extensa base de clientes, alavancada pelas recém adquiridas operações em Portugal e no Brasil, a Tupy fornece componentes a todos os fabricantes de caminhões, máquinas agrícolas, de construção e motores do Ocidente.

Com essa aquisição, espera estender os serviços prestados pela MWM a todos os seus clientes.

Nas palavras de Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, “juntas, MWM e Tupy, tornam-se uma companhia singular no mercado, que reúne em um só fornecedor: serviços de fundição, usinagem, montagem, validação técnica e atividades de engenharia associadas. Vamos nos unir a uma empresa com grande capital intelectual e tecnológico, formada por líderes experientes, cultura empreendedora e que possui elevada credibilidade técnica em nossa indústria. Com a competência técnica desse time, estenderemos os serviços por eles oferecidos aos nossos clientes atuais”.

Tupy – Novos setores de atuação

A transação anunciada viabiliza a entrada da Tupy no setor de Energia & Descarbonização, fornecendo grupos geradores de eletricidade para o agronegócio e outras aplicações.

Para isso, a empresa afirma contar com um time de engenharia preparado para adaptar geradores e veículos comerciais ao uso de biogás, biometano, biodiesel, gás natural e hidrogênio, garantindo segurança e alto rendimento em um processo desenvolvido, certificado e garantido pela fábrica da MWM.

José Eduardo Luzzi, CEO da MWM, explica que “o uso de biogás e do biometano para a geração de eletricidade e como combustível para frotas de caminhões, ônibus e tratores agrícolas é a principal rota para a descarbonização da indústria nacional e exportadora de proteínas, laticínios, açúcar e etanol. A produção de biogás no país é inerente ao tamanho do agronegócio brasileiro. Ele também será utilizado, em grande medida, como combustível para a produção de eletricidade em propriedades rurais por meio de geradores elétricos desenvolvidos e fabricados pela MWM”.

Essa visão de negócio inclusive está em sinergia com as iniciativas anunciadas pela Tupy Tech ao longo de 2021, destacando-se o desenvolvimento de materiais, geometrias e usinagem de componentes apropriados ao hidrogênio como combustível e para carros de passeio híbridos a etanol ou gasolina; soluções para reciclagem e reutilização das baterias de íon-lítio.

A aquisição também marca a entrada da Tupy no setor de reposição de peças e componentes de motores no Brasil. Com mais de 600 pontos de venda e cerca de 300 oficinais credenciadas e treinadas em todo o país, a MWM tem forte atuação na distribuição de peças à frota nacional de motores diesel e gás, atendendo igualmente seu canal de distribuição nacional de grupos geradores.

O mercado de reposição e as oficinas credenciadas beneficiam outro negócio da empresa: o marítimo, uma vez que a MWM oferece uma ampla gama de soluções e equipamentos para propulsão marítima e geração de eletricidade para embarcações de lazer e de trabalho, com produtos próprios ou de parceiros.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.
Artigo anteriorIndústria automotiva registra melhora em março e manifesta otimismo com Programa RenovarPróximo artigo CONAF/FENAF 2022 acontecem em junho – Credenciamento para a Feira e programação do Congresso já estão disponíveis

Posts recentes

Produção de fundidos recua 4,5% em agosto, mas mantém leve alta no acumulado de 202526 de setembro de 2025
Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA promove debate sobre utilização de câmeras e Inteligência Artificial25 de setembro de 2025
ABIFA realiza 1º Encontro de Lideranças do setor no Rio Grande do Sul23 de setembro de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA Academia ADF Aluminium Day Alumínio Associadas Ciência créditos de carbono Câmeras Dados Encontro Ensino Evento Eventos FabLab Foundry Connection Fundição Fundição nacional Gestão de resíduos Indústria Info Inteligência Artificial Internacional ISO 14.001 Lideranças Liderançzs meio ambiente Museu Negócios Parcerias Pesquisa Popular Preservação Projetos de Lei Prototipagem Rastreamento Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Tecnologia Universidade Visibilidade Visão Computacional WordPress Índices setoriais