ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
22 de julho de 2024

Tupy participa de projeto inovador de motor a hidrogênio para aplicação em veículos comerciais

Tupy participa de projeto inovador de motor a hidrogênio para aplicação em veículos comerciais
22 de julho de 2024

A Tupy, multinacional brasileira, em parceria estratégica com as empresas AVL e Westport, está trabalhando em um projeto pioneiro que diz respeito ao desenvolvimento de motores de combustão a hidrogênio; solução importante na busca pela descarbonização de veículos comerciais.

André Ferrarese, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Disruptivo da Tupy, explica que o motor de combustão a hidrogênio representa uma solução de zero emissão, com menor custo e maior durabilidade, em comparação com outras alternativas disponíveis no mercado. “A principal vantagem associada ao emprego de células de hidrogênio reside na ausência de emissão de carbono. Esse tipo de tecnologia gera principalmente água durante sua operação, o que a torna mais sustentável”.

O projeto também se destaca pela ênfase na tecnologia de combustão difusa, particularmente por meio do sistema de injeção direta de alta pressão (HPDI), explorando as vantagens do ciclo diesel para a descarbonização de veículos comerciais.

E a Tupy, reconhecida por suas ligas de alta resistência (CGI), desempenha um papel crucial na superação das cargas mecânicas associadas a essa inovação.

Divulgação: Tupy

Principais aspectos do projeto

Eficiência e desempenho: Testes em dinamômetro revelaram resultados notáveis, de acordo com a empresa. A versão a hidrogênio otimizada com a tecnologia HPDI atingiu uma eficiência térmica de 50,5%, superando o motor diesel original, que apresentava 47,6%. Além disso, a potência máxima passou de 350 kW para 395 kW, indicando um potencial significativo de aumento de trabalho com o mesmo tamanho de motor.

Disponibilidade no mercado: A solução de combustão Otto, a primeira a ser lançada, está programada para chegar ao mercado a partir de 2024. A Tupy irá fornecer o cabeçote para o primeiro caminhão com combustão a hidrogênio da MAN, o veículo H45.

Maturidade tecnológica: A tecnologia HPDI atingiu um alto grau de maturidade, com expectativas de sua introdução comercial provavelmente até 2030.

Divulgação: Tupy
Divulgação: Tupy
Artigo anteriorStihl inaugura usina fotovoltaica com mais de 2,1 mil painéis solaresPróximo artigo ABIFA - Reunião Plenária Julho

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Comissão de Estudos de Matérias-Primas (CEMP) anuncia nova coordenação14 de agosto de 2025
ABIFA parabeniza CNI pelos 87 anos de história, em defesa da indústria brasileira13 de agosto de 2025
Produção de fundidos cresce em relação à 1ºsem/24, mas jun/25 expõe retração 31 de julho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Aniversário Boletim CEMP CNI Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio Coordenação créditos de carbono descarbonização Ebooks Economia ESG faturamento Frete Indústria indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva Matérias-primas meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress Índices setorias