ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
7 de novembro de 2024

União do setor é estratégia resiliente para enfrentamento de adversidades em tempos de juros altos

União do setor é estratégia resiliente para enfrentamento de adversidades em tempos de juros altos
7 de novembro de 2024

Em decisão unânime, o Banco Central elevou para 11,25% a taxa Selic em 6 de novembro, a qual estava em 11% desde outubro. Segundo nota do Copom, “o cenário atual apresenta resiliência na atividade econômica, pressões no mercado de trabalho e um hiato do produto positivo, demandando uma política monetária mais restritiva”.

A diferença de 0,25 pontos percentuais parece irrisória, mas o quanto isso implicará para o empresário de um setor que requer capital intensivo e atualização constante, a exemplo da fundição?

Os problemas começam com o óbvio aumento do custo do capital, que desincentiva novos projetos de expansão ou modernização, levando à estagnação do desenvolvimento da cadeia produtiva. Com isso, temos uma desigualdade competitiva a nível local, pois pequenas e médias empresas acabam sendo mais afetadas pelos juros altos, e global, pois as grandes corporações também perdem poder de compra e investimento frente às concorrentes internacionais.

Essa já é uma realidade do mercado de fundição brasileiro, que importa praticamente o que produz. Com a elevação da taxa de juros, essa disparidade tende a aumentar, afetando toda uma cadeia de produção que vem antes e após ela. Afinal, a fundição também é uma indústria intensiva em mão de obra, cuja dispensa compromete, por conseguinte, a engrenagem de toda a economia.

Lembremos também que o elevado custo do capital afeta a todos, inclusive a nossa cadeia de suprimentos, aumentando os preços de insumos e matérias-primas. É toda uma rede levada a revisar as suas estratégias a longo prazo, com sérias implicações de sua competitividade internacional.

O foco passa a ser a eficiência operacional e redução de custos, ao invés de crescimento e desenvolvimento industrial. No final, todos perdem!

Em tempos de juros altos, a resiliência do empresariado requer uma abordagem proativa para a inovação em todas as esferas, com foco em parcerias estratégicas e união do setor. Essa é uma das propostas da ABIFA, ser uma catalisadora de esforços para o enfrentamento de desafios em prol da cadeia de fundição. Venha conhecer o que temos a oferecer à sua empresa.

Cacídio Girardi

Presidente da ABIFA

Artigo anteriorCom melhores vendas em uma década e recuperação nas exportações, produção automotiva manteve patamar elevado em outubroPróximo artigo Randcorp tem trimestre recorde em 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate IA aplicada à manutenção preditiva de ativos18 de junho de 2025
E-books ABIFA: uma vitrine de fornecedores do setor de fundição13 de junho de 2025
Comissão de Meio Ambiente da ABIFA acompanha projetos de lei que pautam a reutilização de resíduos10 de junho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio créditos de carbono descarbonização Ebooks ESG faturamento Frete indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress
X