A Frasle Mobility, por meio da Fremax, iniciou a comercialização da linha de produtos Maxcoating, de discos e tambores de freio com revestimento protetivo contendo nanopartículas de pentóxido de nióbio, que agem para aumentar a performance da pintura e resistência à corrosão.
De acordo com a empresa, “tais características, associadas a uma formulação à base d’água, permitem a aplicação de camadas mais finas, aumentando a vida útil do revestimento. A alta performance contra corrosão é ideal para o uso dos discos e tambores de freio em condições climáticas extremas, como em regiões com muita ocorrência de neve, onde a aplicação de sal nas estradas, para garantir a trafegabilidade, acelera a oxidação de componentes dos automóveis. Testes em laboratório mostraram que a nova tecnologia garante aproximadamente mil horas de proteção, o que pode dobrar a vida útil da peça”.
As primeiras unidades foram comercializadas para clientes da América do Norte, um dos mercados potenciais para esse tipo de tecnologia.
A companhia investiu R$ 3 milhões na estruturação da nova área de produção, junto da planta fabril da Fremax, em Joinville (SC).
O projeto da Maxcoating com nanopaint foi desenvolvido em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e com a WEG Tintas, com solução fornecida pela Nione, empresa da Randoncorp e Frasle Mobility, especializada no desenvolvimento de nanotecnologia para a melhoria das propriedades físico-químicas de materiais.