A multinacional brasileira do setor de máquinas e equipamentos WEG anunciou ontem aquisição da fábrica americana de motores Bluffton Motor Works, especializada em motores elétricos fracionários (comerciais). Trata-se da primeira fábrica de motores da WEG nos Estados Unidos e uma unidade de produção de motores industriais no México.
A WEG não revelou o valor da operação, mas informou que, no ano passado, a Bluffton registrou faturamento da ordem de US$ 65 milhões. De acordo com o diretor administrativo e financeiro da WEG, André Luis Rodrigues, os recursos utilizados na aquisição vêm do caixa da companhia lá fora, mas a empresa estuda contratar uma linha de financiamento especial para fazer reposição de caixa.
A expectativa é de que aquisição ajude a WEG, já consolidada no mercado de motores industriais, a aumentar participação no mercado americano de motores comerciais. “Vamos acessar com mais força o setor de processamento de alimentos e bebidas, ventilação, equipamentos hospitalares.”
Ainda não há uma decisão fechada sobre a manutenção ou toca da marca de motores fabricadas pela Bluffton. “Em casos em que sentimos que a marca tem um potencial valor, colocamos embaixo a assinatura do produto como membro do grupo WEG”.
A presença no mercado externo, tanto via exportação quanto produção em outros países, é um dos fatores que têm garantido à WEG a apresentação de resultados mais robustos mesmo em meio à crise econômica brasileira.
No ano passado, a receita líquida da no mercado externo foi de R$ 5,5 milhões e respondeu por 57% do total. No relatório divulgado pela empresa referente ao exercício de 2015, a empresa destaca aquisições de fabricantes de transformadores na Colômbia e na África do Sul, e de painéis elétricos, na Espanha.