Brasil
A WEG foi uma das empresas homologadas para a fabricação dos 50 ônibus elétricos adquiridos pela Prefeitura de São Paulo. A companhia será a responsável pelo fornecimento do Powertrain, formado por motores e inversores, para os sistemas de tração e auxiliar, e pelos packs de baterias de lítio dos novos veículos.
Em duas versões, com capacidade para 70 e 93 passageiros, os novos ônibus elétricos receberão carroceria eMillennium, da Caio, sistema de eletrificação e-Bus, da Eletra, e chassis da Mercedes Benz e Scania.
Para atender à demanda do mercado de mobilidade elétrica no Brasil, principalmente nos segmentos de ônibus e caminhões, a WEG anunciou em 2022 investimentos da ordem de R$ 660 milhões, a serem aplicados na construção de uma nova fábrica de motores elétricos de tração. Agora em 2023 foram aportados outros R$ 100 milhões, para a construção de uma fábrica de packs de baterias.
Argentina
Por meio do suporte comercial de sua filial na Argentina, a WEG forneceu painéis e motores elétricos para o projeto de abastecimento de água potável para Sierras Chicas Norte, já concluído, e para Altos de Chipión, em fase final, na Província de Córdoba.
Os produtos fornecidos pela empresa incluem painéis com inversores de frequência das linhas CFW11 e CFW500, e soft-starters linha SSW07. Os painéis foram fabricados com PLC e uma rede de comunicação fornecida e programada pela empresa GEDING Automatismos y Control.
Motores elétricos WEG linha W22 também foram fornecidos e acoplados às bombas, completando a solução para o sistema do aqueduto.
Os produtos foram instalados para o gerenciamento e controle de poços de extração de água potável. O bombeamento e distribuição da água abastecerá mais de 50 mil habitantes no aqueduto Sierras Chicas Norte, e 20 mil habitantes no aqueduto La Para – Altos de Chipión.
Portugal
A WEG Portugal forneceu 28 motores para a filial da DS SMITH no país, situada em Viana do Castelo. A empresa fabrica embalagens sustentáveis e produtos de papel.
Ao todo, foram 27 unidades de motores linha W22 e 1 unidade da linha W51HD, com potências entre 5.5 e 450 kW, e rendimento IE4. Estes motores serão responsáveis pelo acionamento da linha de produção da empresa, constituída por equipamentos destinados à produção de fibra reciclada.
Os equipamentos fornecidos foram equipados com o WMFM (WEG Motion Fleet Management), uma tecnologia WEG que permite monitorar o estado operacional dos motores elétricos inversores e soft-starters de baixa e média tensão, sistemas de arranque com relé inteligente (SRW), redutores, motoredutores e compressores, entre outros ativos.