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ENTREVISTA







              muito rapidamente, encontrando  alternativas diver-
              sas para nos suprir. Hoje não temos problema algum
              de abastecimento de minério de ferro.



              Fale um pouco da Fundição Metalsider.

              Lima:  Em 2013, a empresa já tinha cumprido  as
              suas metas básicas de expansão e autossuprimento.
              Era hora de verticalizar, agregar valor ao produto
              Metalsider. A nossa fundição é uma das mais modernas
              do país, com projeto executado  pela Küttner.  Ela
              nasceu com uma condição extremamente favorável
              e competitiva, pois goza das sinergias proporciona-
              das pelo parque siderúrgico no qual está inserida.
              Por exemplo, trabalha com metal líquido e a energia
              elétrica consumida é da nossa própria termoelétrica.
              Isso reduz o custo final dos fundidos, garantindo-lhe
              competitividade.



              Qual a sua capacidade?
              Lima: A fundição está apta a produzir 6 mil tone-
              ladas/mês, volume que esperamos atingir em 2021.
              Atualmente operamos em um turno e meio, fundin-      Bruno Melo Lima, diretor-presidente da Metalsider.
              do aproximadamente 3 mil toneladas mensalmente.
              Os nossos principais clientes são os mercados de au-
              tomóveis e caminhões.


              Podemos falar em fim da crise?

              Lima: Acredito que sim, eu sou muito otimista. Essa crise durou demais e produziu efeitos extremamente nega-
              tivos. A economia do Brasil não tem mais como ficar contida. Com a aprovação das Reformas da Previdência
              e Tributária, o país deve deslanchar. Os sinais são muito bons.


              Qual a previsão da empresa para o exercício 2019?

              Lima: No caso do ferro-gusa, estamos operando com 100% da nossa capacidade. Com relação à divisão de
              fundição, a expectativa é que o nosso market share aumente ano a ano, como vem acontecendo, de modo que em
              2021 estaremos a plena carga. g


              *As opiniões expressas pelos entrevistados não são necessariamente as adotadas pela ABIFA e pela revista Fundição & Matérias-Primas, que
              podem inclusive ser contrárias a estas.

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