Page 6 - Revista Fundição & Matérias-Primas
P. 6
NOTÍCIAS
Tupy atinge receita recorde de
R$ 1 bi no primeiro trimestre
ando continuidade às co- tantes, pois comprovam o acerto de o mesmo período do ano anterior,
memorações de seus 80 nossa estratégia de focar em soluções em razão do aumento da produção
Danos, a Tupy veio a públi- para os segmentos de transporte, in- de caminhões e motores no Brasil.
co anunciar o excelente momento fraestrutura e agricultura. Assim, ao No mercado externo, o crescimento
vivido pela empresa, cuja receita mesmo tempo que estávamos bem
nos três primeiros meses do ano posicionados para aproveitar a reto- da empresa foi de 24,1%, com des-
atingiu o recorde de R$ 1 bi. mada econômica no Brasil, no mer- taque para o aumento de 42,4% das
receitas com aplicações para o seg-
A empresa atribui o crescimento de cado externo conseguimos capturar o mento off-road, o qual está relacio-
23,9% da sua receita ao incremento crescimento da economia global e a nado com o crescimento global da
da demanda de veículos e equipa- forte demanda por máquinas e equi- economia e consequente incremen-
mentos relacionados ao transporte pamentos para segmentos importan- to da demanda por bens de capital.
de carga, infraestrutura e agricultu- tes como construção, mineração e
ra, tanto no Brasil como no exterior. petróleo e gás, por exemplo”. A América do Norte permanece
O EBITDA ajustado apresentou Crescimento dentro e fora como protagonista das vendas da
crescimento na mesma proporção, do Brasil Tupy fora do Brasil, respondendo
a despeito do aumento da ordem de por 64% das receitas da compa-
22% no custo das matérias-primas, A receita da Tupy no mercado in- nhia (aumento de 28% em relação
resultado obtido graças a ganhos terno aumentou 30,4% no primei- ao primeiro trimestre de 2017). As
de eficiência na operação e melho- ro trimestre de 2018, sendo que Américas do Sul e Central repre-
ria do mix de produtos vendidos. aquelas oriundas de aplicações para sentaram 17,9% e a Europa 12%.
Fernando de Rizzo, presidente da veículos comerciais apresentaram Os demais 6,1% provieram da
empresa, avalia que “essa inflação alta de 73,5% em comparação com Ásia, África e Oceania. g
no custo de matérias-primas é um
indicador do aquecimento da ati-
vidade econômica, o que sinaliza
crescimento para a companhia,
com aumento da sua demanda”.
Segundo comunicado emitido pela
companhia, o seu lucro teve alta de
20,6% em relação ao primeiro tri-
mestre de 2017, chegando a R$ 56,9
milhões, com margem de 5,4%.
O volume físico de vendas da Tupy
totalizou 150,8 mil toneladas, o que
equivale a um aumento de 11,6%
no comparativo com o ano anterior.
Para Rizzo, “os números robustos
do primeiro trimestre são impor- Operação de usinagem na fundição Tupy
6 FMP, JUNHO 2018