Page 39 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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CADERNO TÉCNICODERNO TÉCNICO
■ total em massa e em reais de Resultados e discussão moção da escória em relação ao
ferro-gusa adicionado para cada Inicialmente, foi identificado um percentual de briquete (figura 3)
amostragem é muito pequena, em compara-
fato bastante positivo: a boa com-
■ total em massa e em reais da pactação dos cavacos, com valores ção com a temperatura do banho.
quantidade de retorno metálico de densidade de 5.200 kg/m . Mes- Considerando o uso do termo-
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(canais) adicionados para cada mo com densidade menor que a do par, é importante ressaltar que
amostragem ferro, os briquetes não se desinte- ocorrem variações superiores aos
graram durante a fusão. 6°C encontrados, em função da
■ total em massa e em reais de cor- posição do instrumento no ba-
reções realizadas de silício e carbono A temperatura requerida para a nho, da presença de sujeiras e,
completa fusão do metal foi de
■ total em massa e em reais das 1400°C, não tendo sido identifica- até mesmo, erro do próprio ins-
perdas metálicas entre o metal car- das interferências pelo uso dos bri- trumento.
regado versus vazado Na sequência, foram realizadas
quetes para o tempo da remoção
■ valor em reais de venda dos ca- de escória (figuras 2 e 3). análises de composição das ligas e,
vacos Sobre o tempo necessário para a com base nessas informações, fo-
No entanto, não foi estimado o remoção da escória apresentado ram feitas as correções por meio da
adição de gusa.
custo para a produção dos brique- na figura 2, temos que a variação
tes, tendo em vista o investimento de cerca de 5 min não é relevan- Os resultados analíticos é a média
com a aquisição do equipamento, te durante o processo de fundição, dos três ensaios para cada teor de
energia, manutenção, espaço, de- considerando que o processo até o briquete (tabela 2).
preciação e mão de obra para bri- vazamento dura cerca de 80 min. Após a identificação dos valores
quetagem. A variação da temperatura de re- da composição química por meio
Fig. 4 – Resultados do ensaio de tração. Fig. 5 – Resultados do ensaio de dureza.
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