Em 2024, a produção total de 2,550 milhões de autoveículos representou uma alta de +9,7% na comparação com 2023, elevando o Brasil ao posto de oitavo maior produtor de veículos, de acordo com a ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
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Emplacamentos
Em 2024, 2,635 milhões de unidades foram emplacadas no país, o equivalente a +14,1% em relação ao ano anterior. Para se ter ideia da importância deste volume, a média global foi de +2%. Ou seja: Nenhum grande mercado do mundo cresceu tanto quanto o brasileiro em 2024.
De acordo com a ANFAVEA, em 2024 tivemos o maior aumento no ritmo de vendas internas desde 2007.
O fato mais representativo de 2024, segundo a entidade, foi que a soma de vendas de novos e usados chegou à marca de 14,2 milhões de veículos leves; maior resultado na história do país.
A este respeito, Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA, afirma que “claramente há uma demanda reprimida por transporte individual, que vem sendo atendida de forma crescente graças às melhores condições de crédito. Se essas condições melhorarem e se houver uma política de renovação de frota, mais pessoas poderão optar por veículos 0km”.
Em 2024, houve um aumento de +36% nas concessões de crédito para financiamento de veículos novos e usados.
Exportações
As exportações de dezembro confirmaram o forte viés de alta do segundo semestre, que compensaram o fraco desempenho do primeiro e praticamente igualaram o resultado de 2023, indicando um 2025 de recuperação nos embarques.
Ao todo, 398,5 mil autoveículos foram enviados para outros países. Argentina e Uruguai foram os destaques em termos de crescimento, a ponto de compensarem as quedas de envios para todos os outros países da América Latina.
Importações
Já as importações tiveram o melhor período entre os últimos 10 anos, com 466,5 mil emplacamentos. Trata-se de uma alta de +33%, a qual foi impulsionada pela entrada maciça de eletrificados, em especial da China.
“Em 2025, é preciso reequilibrar os volumes de exportações e importações, de forma a evitar um novo déficit na balança comercial, como ocorreu em 2024. Temos um Imposto de Importação muito baixo para elétricos e híbridos, o menor entre países que fabricam veículos, o que nos torna um alvo preferencial de empresas importadoras, em prejuízo de nosso parque industrial e dos nossos empregos”, explicou o presidente.
ANFAVEA – Agenda prioritária 2025
Confira, a seguir, os principais focos de atuação da ANFAVEA junto ao governo, parceiros, academia e à sociedade em 2025:
1. Ampliar o mercado interno e a produção, retomando o patamar de 3 milhões de unidades vendidas até o próximo ano.
2. Reequilibrar a balança comercial, ampliando as exportações e contendo o excesso de importações.
3. Qualificar compras públicas de máquinas e veículos sem prejuízo à indústria local, ao emprego e à inovação.
4. Promover a descarbonização com foco na matriz energética e nos recursos brasileiros, com participação destacada do setor na COP 30, que em 2025 acontece em Belém (PA).
5. Reforçar o laço com os trabalhadores brasileiros em termos de capacitação e ambiente de trabalho.
6. Criar uma política perene de renovação da frota, com foco na sustentabilidade e na segurança.
7. Priorizar o desenvolvimento e a produção de novas tecnologias no Brasil.
Fonte: ANFAVEA |