No dia 15 de outubro, a ABIFA promoveu, em Caxias do Sul (RS), o 1º Encontro ABIFA de Lideranças, uma iniciativa inédita da entidade que reuniu empresários, dirigentes e profissionais do ramo para um dia de reflexões estratégicas, networking e integração.
O evento contou com a presença de 21 participantes, e a ótima adesão reforçou a importância do promover este tipo de encontro em aliança com o calendário do setor: entre os dias 14 e 17, Caxias do Sul também estava sediando a Mercopar, a Feira de Inovação Indústria da América Latina, tornando assim mais viável a oportunidade de reunir tantas lideranças em um mesmo local.
Realizado no Espaço Don Claudino, o 1º Encontro ABIFA de Lideranças reforçou a presença institucional da Associação no estado, fortalecendo os laços com as fundições gaúchas e reafirmando o papel da entidade na promoção do diálogo e da representatividade setorial.
“Foi uma chance valiosa para versarmos sobre os desafios e oportunidades da indústria, além de fortalecer a representatividade e a união das empresas que fazem da fundição um pilar essencial do desenvolvimento industrial brasileiro”, comentou Henrique Zenker, procurement manager da Hyva do Brasil. “O evento representou um marco importante para o setor na região, reunindo grandes empresas e líderes da cadeia de fundição em um ambiente de diálogo, integração e construção coletiva”, destacou.
Sessão de autógrafos
A programação do evento teve início às 10h30, com recepção aos convidados, seguida de uma conversa com o Prof. Dr. Cléber Lessa, autor do livro “Fundição analítica: solidificação, alimentação e enchimento de peças” (Editora Blucher). “A experiência foi muito gratificante por estar ali com líderes, pessoas que trabalham direta ou indiretamente com fundição. Eles puderam ter uma noção um pouco melhor sobre a construção da obra, que durou aproximadamente dez anos, isto é, mais de mil horas trabalhadas em pesquisas, escrita e desenvolvimento de imagens”, comentou.
“O mercado tem uma carência deste tipo de livro, então esse suporte da ABIFA aqui no Rio Grande do Sul foi de suma importância”, pontuou o professor. Além do bate papo, foram vendidos exemplares do livro aos presentes, que tiveram a oportunidade de tê-lo autografo pelo autor.
Interação
Em seguida, as lideranças se reuniram para o almoço e, adiante, seguiu-se um momento de networking. “O evento foi uma iniciativa muito oportuna para as pessoas que participaram. Eu reconheço que esse movimento é extremamente estratégico e importante, não só para a indústria no Rio Grande do Sul, mas para toda a indústria no Brasil”, opinou Douglas de Oliveira, gerente de engenharia da Stihl. “Como uma associação, eu acredito que a ABIFA tem ainda muitas oportunidades para conseguir se posicionar de uma maneira ativa. A interação entre as Associadas e as empresas de fundição do Brasil do Rio Grande do Sul é o grande pulo do gato que a gente pode dar em questão de competitividade”, observou.
Para Douglas, “o empresário brasileiro tem um perfil muito mais desconfiado e focado no próprio negócio”, mas “a fundição do nosso lado não é o nosso concorrente”. Sendo assim, ele considera que o 1º Encontro ABIFA de Lideranças foi oportuno para “fazer esse networking, conhecer as pessoas, saber o que estamos fazendo e como estamos fazendo”.
Nesse sentido, Rodrigo Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing da ABIFA, reforça a importância de que as lideranças acompanhem os canais de comunicação da entidade, “seja acessando os conteúdos da Revista Fundição & Matérias-Primas, seja pelos outros canais oficiais como o Radar e as nossas redes sociais. É através deles que as lideranças podem se manter informadas sobre as ações em andamento que a ABIFA tem realizado”, comenta. Rodrigo também aponta como positiva a experiência proporcionada pela estratégia de conciliar a agenda do encontro com o momento vivido pela região ao receber a Mercopar, reconhecidamente uma importante feira do setor industrial.
Compromisso
Quem também esteve presente no Encontro foi a Dra Raquel Carnin, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da ABIFA e sócia da Nova Era Soluções Ambientais, empresa patrocinadora dessa edição. “Para a Nova Era, foi uma excelente oportunidade para apresentar os serviços que realizamos e reforçar nosso compromisso em contribuir com o meio ambiente das fundições, promovendo práticas mais sustentáveis e inovadoras para o setor”, comentou. “O encontro foi muito interessante. Uma ótima sinergia entre os participantes!”.
Com o êxito do 1º Encontro ABIFA de Lideranças, a iniciativa tende a se consolidar como um marco institucional, reafirmando o compromisso da entidade com a criação de espaços de diálogo e construção coletiva. Afinal, é por meio da união entre as fundições e seus líderes que se delineia o caminho para o fortalecimento do setor de fundição no Brasil.