Nos últimos anos, a ABIFA vem passando por mudanças estruturais em sua gestão, com o objetivo de torná-la mais eficiente, ampliar o impacto de suas ações e racionalizar o uso de recursos.
Os resultados dessa condução administrativa tornaram-se evidentes neste início de 2026, quando foi possível fazer um balanço do último biênio em termos de ações, iniciativas e resultados. Nesse sentido, o fortalecimento financeiro da entidade, fruto de uma boa gestão dos recursos e uma racionalidade no planejamento, ampliou a capacidade de ação da ABIFA, viabilizando novas iniciativas, sem comprometer a sustentabilidade da instituição.
Gestão responsável dos recursos: ética e planejamento
Desde o final de 2023, a ABIFA alcançou um resultado expressivo em sua saúde financeira: o caixa da entidade cresceu em 23 vezes, sem a realização de investimentos externos ou aportes extraordinários. Esse avanço foi fruto exclusivo de uma condução administrativa comprometida com princípios de ética, transparência e respeito à contribuição das Associadas, aliada a decisões responsáveis e a um rigoroso controle de gastos.
Mais do que acumular recursos, a entidade optou por reinvesti-los estrategicamente em iniciativas que geram valor direto para o setor, como o programa ABIFA Capacita, a realização das Rodadas de Negócios, a ampliação da FENAF e outras ações estruturantes. O resultado disso é que hoje temos uma associação financeiramente sólida, capaz de expandir suas atividades e ampliar seu impacto institucional sem comprometer a sustentabilidade, reafirmando uma gestão pautada por responsabilidade, planejamento e valorização dos recursos coletivos.
Defesa do patrimônio institucional: transparência e responsabilidade na gestão de parcerias
A preservação do patrimônio da ABIFA também tem sido uma prioridade da atual gestão. Nesse contexto, destaca-se a atuação da gestão na defesa dos direitos da entidade relacionados à Feira Internacional para Fundição, Siderurgia, Forjaria & Serviços – Metalurgia, da qual a Associação é detentora de 15% de participação, conforme contrato firmado em 2006 com a Messe Brasil Feiras e Promoções Ltda.
Após anos marcados pela ausência de prestação de contas adequada e transparente em edições anteriores do evento, a ABIFA buscou, por meios institucionais e legais, o esclarecimento e a regularização dessas informações. Em recente decisão da 8ª Vara Cível da Comarca de Joinville (SC), foi reconhecido judicialmente o direito da entidade de receber as prestações de contas das edições realizadas em 2016, 2018 e 2023, permitindo a apuração detalhada de receitas e despesas, conforme previsto contratualmente.
A medida reforça o compromisso da atual gestão com a governança, a transparência e a responsabilidade na administração de parcerias estratégicas, assegurando que recursos e direitos pertencentes às Associadas sejam devidamente protegidos.
Mais proximidade, mais eficiência: o fortalecimento das Associadas
Até junho de 2024, o Setor de Desenvolvimento de Associadas era realizado por meio dos escritórios regionais, apartados do escritório central da entidade e pouco eficientes na relação entre o que custavam e o que entregavam. A partir de julho daquele ano, a ABIFA internalizou esse serviço e passou a operar com um modelo unificado.
A mudança resultou em ganhos de eficiência operacional e em maior equilíbrio financeiro, sendo progressivamente aprimorada ao longo de 2025. Os números demonstram esse avanço: em 2025, foram realizadas 143 visitas, frente a 93 em 2024, representando um aumento de 53,8% nas ações de relacionamento. Ao mesmo tempo, houve redução significativa de custos: as despesas mensais com visitas caíram de R$ 199,5 mil em 2024 para R$ 130,8 mil em 2025, uma economia de 34,4%.
Apesar da centralidade, a ABIFA não perdeu sua capilarização: atualmente, a ABIFA conta com 187 Associadas, entre fundições e colaboradores, distribuídas em oito estados: São Paulo (101), Santa Catarina (33), Minas Gerais (26), Paraná (13), Rio Grande do Sul (11), Ceará (1), Paraíba (1) e Rio de Janeiro (1).
ABIFA Capacita: investimento estruturado em qualificação profissional
Em 2025, como desdobramento direto da boa gestão financeira, foi implementado o programa ABIFA Capacita. Anunciado ao final de 2024 pelo presidente da entidade, Sr. Cacídio Girardi, o programa rapidamente se consolidou como uma referência em capacitação no setor de fundição.
A formação de profissionais é reconhecidamente um dos principais gargalos do setor, e a ABIFA, atenta a esse desafio, estruturou cursos com conteúdo técnico e prático, abrangendo desde fundamentos teóricos até aplicações em processos industriais. O programa formalizou a oferta de capacitações com subsídios especialmente voltados às Associadas, reforçando o compromisso da entidade em reinvestir suas contribuições no desenvolvimento do setor.
Ao longo de 2025, foram realizadas as seguintes formações: Gestão Ambiental para Lideranças; Recursos Humanos como elemento estratégico nas organizações; Gestão de Emissões e mercado de carbono; Fundição de ligas de ferro para processos de areia verde (moldagem horizontal, vertical e resina); Gestão de resíduos sólidos: oportunidades e desafios; e Formação de Auditores Internos ISO 14001.
Para os primeiros meses de 2026, já estão previstos novos cursos, ampliando o alcance do programa, entre eles: Desenvolvimento de pessoas e aperfeiçoamento das comunicações e Fundição de ligas de aço para processos de areia, resina e fundição de precisão.
Vale destacar que, mesmo com a concessão de bolsas de até 50% para Associadas, todas as capacitações foram realizadas sem comprometer a saúde financeira da entidade, mantendo-se dentro de parâmetros de equilíbrio orçamentário.
Eventos que entregam resultados e fortalecem o setor
Não poderíamos falar do último biênio, sem falar desse destaque: ao final de 2024, a ABIFA realizou a primeira edição da Foundry Connection, rodada de negócios voltada à conexão entre compradores e vendedores de fundidos. O evento, realizado em Joinville (SC), foi sucesso de público e repercussão, levando a iniciativa se concretizar em outras duas ao longo de 2025.
A segunda edição ocorreu em março, em Campinas (SP), reunindo representantes de 40 empresas em cerca de 200 reuniões de negócios. Mantendo o engajamento da edição inaugural, o evento atraiu novas empresas e contou também com a participação de companhias já envolvidas anteriormente.
Em agosto, a Foundry Connection chegou a Minas Gerais, em Belo Horizonte, consolidando-se como um evento relevante no calendário do setor. Somadas as três edições, a rodada de negócios conectou diretamente cerca de 110 empresas, com mais de 340 reuniões realizadas e desdobramentos intensivos.
Para 2026, a Foundry Connection já está prevista no calendário de atividades da ABIFA, com retorno estabelecido para a cidade que sediou sua estreia: Joinville.
Ainda em 2025, a ABIFA também promoveu, em Caxias do Sul (RS), o 1º Encontro ABIFA de Lideranças, uma iniciativa inédita que reuniu empresários, dirigentes e profissionais do ramo para um dia de reflexões estratégicas, networking e integração. O evento contou com a presença de 21 participantes, e reforçou a presença institucional da Associação no estado, fortalecendo os laços com as fundições gaúchas e reafirmando o papel da entidade na promoção do diálogo e da representatividade setorial.
Assim como ocorreu com o ABIFA Capacita, todos os eventos externos realizados pela atual gestão foram integralmente financiados por patrocínios de empresas parceiras, mediante contrapartidas institucionais, preservando assim a solidez do caixa da entidade.
Comunicação alinhada à estratégia: a nova fase da Revista
Desde 2024, a produção, edição e diagramação da Revista Fundição & Matérias-Primas passaram a ser realizadas internamente pela ABIFA. A internalização aproximou as pautas editoriais das discussões estratégicas da entidade e de seus diferentes departamentos.
Em 2025, a Revista ganhou um novo projeto gráfico, mais moderno e alinhado às melhores práticas editoriais. Foram criadas novas seções fixas, como Especial (na qual são trazidas reportagens de mais fôlego sobre pautas relevantes para o setor); Painel (onde se apresentam as trajetórias de fundições e empresas parceiras Associadas à ABIFA) e Memória (na qual a trajetória de mais de 40 anos da Revista é resgatada, apresentando um breve resumo de edições históricas presentes na biblioteca da entidade).
Além de tais seções, a RFMP também passou a contar, desde setembro de 2025, com a implantação das colunas RH em Pauta, assinada pelo escritório de advocacia Lafani Salomão, e CEMP em Dia, onde são apresentados os registros das reuniões mensais da tradicional Comissão de Estudos de Matérias-Primas, ampliando assim diversidade e a relevância do conteúdo publicado.
Também em consequência da internalização da Revista, a ABIFA passou a contar com uma cobertura mais atualizada e recorrente de todos os eventos, atividades e reuniões mensais das Comissões de Meio-Ambiente, Inovação e Tecnologia e Suprimentos, além de promover uma comunicação mais orgânica nas redes sociais como Instagram e LinkedIn, por meio de artigos orientados, enquetes e destaques do calendário do setor.
FENAF 2026: crescimento, internacionalização e novo patamar
Entre os dias 21 e 24 de julho de 2026, será realizada a 21ª edição da FENAF, principal feira da fundição na América Latina e um dos eventos mais relevantes do setor no cenário internacional. A edição marca um novo patamar para o evento, com a mudança para o São Paulo Expo, o maior e mais moderno centro de convenções e exposições da América Latina, reconhecido por sua infraestrutura de excelência, localização estratégica e capacidade de receber grandes feiras globais.
A escolha do novo local reflete uma decisão estratégica da ABIFA, alinhada ao crescimento e à crescente projeção internacional da FENAF. O São Paulo Expo oferece condições ampliadas para expositores, visitantes e compradores, favorecendo a geração de negócios, o intercâmbio tecnológico e a atração de delegações estrangeiras, fortalecendo ainda mais o papel da feira como vitrine da fundição brasileira.
A expectativa é realizar a edição mais robusta e internacional da história da FENAF. Ainda na reta final de comercialização do primeiro lote, em dezembro de 25, a 21ª FENAF já havia superado os números da edição anterior, realizada em 2024, indicando um mercado aquecido e a confiança das empresas na relevância do evento como espaço privilegiado de negócios, inovação e relacionamento setorial.
Parcerias estratégicas ampliam a presença institucional da ABIFA
E por falar em internacionalização, atualmente, a ABIFA mantém uma rede consistente de parcerias com entidades representativas do setor metal-mecânico, tanto no Brasil quanto na América Latina e em outras regiões do mundo, reforçando seu papel como articuladora institucional e interlocutora do setor de fundição.
No eixo internacional, a ABIFA tornou-se parceira da SFM (Sociedad Mexicana de Fundidores), da FEDIMETAL (Federación Ecuatoriana de Industrias del Metal), da CIFRA (Cámara de Industriales Fundidores de la República Argentina) e da TÜDÖKSAD (The Turkish Foundry Association), ampliando sua inserção global e promovendo o intercâmbio técnico e institucional.
No âmbito nacional, a entidade mantém parcerias com a ABAL, a ABNT, o ICZ (Instituto Cadeia do Zinco), o INESFA (Instituto Nacional das Empresas de Sucata, Ferro e Aço), o SEBRAE, o SENAI, o SICETL (Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos), a ABIMETAL (Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço), o SIAMFESP, o SIFUMG (Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais), o SINDIFER (Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais) e o SINDIPEÇAS/ABIPEÇAS.
Uma gestão orientada a resultados e ao futuro
Os avanços observados nos últimos anos, da solidez financeira à ampliação de parcerias, do fortalecimento do relacionamento com as Associadas à criação de programas estruturantes de capacitação e eventos, refletem uma condução administrativa pautada por planejamento, responsabilidade e visão estratégica.
Ao equilibrar rigor na gestão de recursos com a ampliação de iniciativas que geram valor concreto para o setor, a atual gestão da ABIFA consolida um modelo de atuação que não apenas responde às demandas presentes da fundição brasileira, mas projeta a entidade para um papel cada vez mais relevante no cenário nacional e internacional.

