ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
22 de janeiro de 2019

Produção e vendas de aço bruto fecharam 2018 em alta

Produção e vendas de aço bruto fecharam 2018 em alta
22 de janeiro de 2019

A produção de aço bruto alcançou 34,7 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a dezembro 2018, o que representa uma expansão de 1,1% frente ao exercício anterior.

A produção de laminados no mesmo período foi de 23,1 milhões de toneladas, aumento de 3,3% em relação a 2017, enquanto a produção de semiacabados para vendas foi de 9,9 milhões de toneladas no período, o que equivale a uma alta de 0,5% na mesma base de comparação.

As informações são do Instituto do Aço Brasil, o qual lembra que devido a uma perda que ocorre durante o processo produtivo do aço, a soma da produção de laminados e semiacabados para venda não equivale ao total da produção de aço bruto.

As vendas internas foram de 18,3 milhões de toneladas no exercício 2018, uma elevação de 8,2% quando comparada a 2017.

O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos, por sua vez, foi de 20,6 milhões de toneladas no mesmo período, o que representa uma alta de 7,3% frente ao acumulado de janeiro a dezembro de 2017.

As importações alcançaram 2,4 milhões de toneladas em 2018, o que se traduz em uma expansão de 3,3% frente ao ano anterior. Em valor, as importações atingiram US$ 2,6 bilhões, uma alta de 16,9% na mesma base de comparação.

Quanto às exportações, a SECEX/MDIC mudou a metodologia de coleta dos dados do Portal Único de Comércio Exterior, o que poderá gerar alterações e revisões significativas nos resultados de dezembro, assim como ocorreu entre agosto e novembro. Até que o sistema esteja normalizado, de forma a dar continuidade à tendência original dos dados, o Instituto Aço Brasil optou por não publicar, temporariamente, os indicadores de exportação.

Artigo anteriorEmme Brasil convida para café da manhã de apresentação das feiras Gifa, NewCast, ThermProcess e MetecPróximo artigo ABIMAQ solicita aporte de recursos para o Moderfrota

Posts recentes

Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate IA aplicada à manutenção preditiva de ativos18 de junho de 2025
E-books ABIFA: uma vitrine de fornecedores do setor de fundição13 de junho de 2025
Comissão de Meio Ambiente da ABIFA acompanha projetos de lei que pautam a reutilização de resíduos10 de junho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio créditos de carbono descarbonização Ebooks ESG faturamento Frete indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress
X