ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
27 de novembro de 2020

Sondagem de novembro mostra recuperação surpreendente da confiança do setor industrial

Sondagem de novembro mostra recuperação surpreendente da confiança do setor industrial
27 de novembro de 2020

A conclusão advém da pesquisa Índice de Confiança da Indústria (ICI), da Fundação Getulio Vargas, que  avançou 1,9 ponto em novembro, atingindo 113,1 pontos. Trata-se do maior valor desde outubro de 2010 (113,6 pontos).

grafico

Em novembro, 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados registraram aumento da confiança, e 15 estão em nível acima de fevereiro desse ano. O resultado positivo do mês reflete exclusivamente a melhora da satisfação dos empresários em relação à situação corrente, já que houve ajuste das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 4,5 pontos, para 118,2 pontos; o maior valor desde dezembro de 2007 (118,9 pontos).

O indicador que mede o nível dos estoques das empresas subiu 12,0 pontos, para 126,2 pontos; o maior valor da série histórica. A parcela de empresas que avaliam os estoques como insuficientes saltou de 10,6% para 15,7%, enquanto as que avaliam os estoques como excessivos caiu de 9,6% para 8,0%.

Em relação aos demais indicadores, houve melhora de 2,6 pontos da demanda, para 112,9 pontos, e queda de 1,8 ponto da situação atual, para 113,7 pontos.

O indicador que mede o otimismo dos empresários com a evolução do ambiente de negócios nos seis meses seguintes passou de 100,8 pontos para 104,4 pontos. Houve aumento da parcela de empresas que preveem melhora, de 45,7% para 49,0%, e queda das que projetam piora, de 11,0% para 8,2%.

Em sentido oposto, o indicador de produção prevista recuou 4,8 pontos, para 108,8 pontos, enquanto o indicador de emprego previsto ficou relativamente estável, ao passar de 110,9 pontos para 110,3 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada ficou relativamente estável ao passar de 79,8% para 79,7%. Em médias móveis trimestrais o NUCI cresceu 1,4 p.p., de 77,8% para 79,2%.

Segundo Renata de Mello Franco, economista do FGV-IBRE, o resultado da sondagem de novembro mostra recuperação surpreendente da confiança do setor industrial, principalmente devido às avaliações muito positivas sobre o momento atual. De maneira geral, a demanda foi considerada como forte e o indicador de estoques bateu novo recorde. “O avanço do indicador de tendência dos negócios, embora não tenha recuperado totalmente as perdas observadas em março e abril, sinaliza que o setor está mais otimista para o início de 2021 do que estava para 2020”.

 

Artigo anteriorSenai Joinville terá Centro de Formação em Metalurgia e FundiçãoPróximo artigo 4 de Dezembro – Dia de Santa Bárbara , padroeira dos fundidores

Posts recentes

Comissão de Estudos de Matérias-Primas (CEMP) anuncia nova coordenação14 de agosto de 2025
ABIFA parabeniza CNI pelos 87 anos de história, em defesa da indústria brasileira13 de agosto de 2025
Produção de fundidos cresce em relação à 1ºsem/24, mas jun/25 expõe retração 31 de julho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Aniversário Boletim CEMP CNI Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio Coordenação créditos de carbono descarbonização Ebooks Economia ESG faturamento Frete Indústria indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva Matérias-primas meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress Índices setorias