ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
10 de fevereiro de 2021

CNI – Atividade industrial continua em trajetória de crescimento

CNI – Atividade industrial continua em trajetória de crescimento
10 de fevereiro de 2021

Os Indicadores Industriais pesquisados pela CNI – Confederação Nacional da Indústria mostram que o faturamento da indústria de transformação subiu +1,6% em dezembro de 2020, na comparação com novembro imediatamente anterior.

Mesmo com a pandemia, as vendas reais encerraram o ano com alta de +0,8% na comparação com 2019.

A pesquisa identificou ainda que o emprego aumentou +0,2% em dezembro, em relação ao mês anterior. Esse foi o quinto mês consecutivo com alta nas contratações do setor industrial.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, destaca que “o resultado de dezembro mostra a continuidade da recuperação da indústria, que teve início logo após as fortes quedas de maio e abril”.

Outra revelação da pesquisa diz respeito à utilização da capacidade instalada da indústria (UCI), que alcançou 80,6% em dezembro, acima da média no ano. Em 2020, a UCI média foi 76,4%. Esse indicador trata do percentual de máquinas comprometidas na produção, o que em dezembro aponta para uma atividade bastante aquecida.

De acordo com o economista, os Indicadores Industriais mostram que a recuperação do setor durou todo o segundo semestre. Os dados não apontam para um setor sem problemas no pós-crise, mas mostram que indústria conseguiu reagir à pandemia.

Confiança do empresário

Outra pesquisa realizada pela entidade diz respeito ao Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que ficou em 59,5 pontos no último levantamento realizado (fevereiro), apontando que a indústria segue confiante.

No entanto, a confiança do empresário caiu pelo segundo mês seguido, refletindo a avaliação dos empresários sobre as condições de seus negócios em 2021.

De acordo com a CNI, apesar da aparente piora, o ICEI está acima e distante da linha divisória de 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança.

Nas palavras de Azevedo, “a percepção do estado atual da economia brasileira e das empresas é de melhora na comparação com os últimos seis meses, mas essa visão já foi mais forte e disseminada entre os empresários. É um indicador para ser acompanhando, pois o otimismo é importante para estimular a produção, o investimento e a geração de empregos. Esses fatores são fundamentais para a continuidade da recuperação econômica”.

Artigo anteriorABIFA retoma aulas presenciais do PGEF - Programa de Gestão Estratégica para FundiçõesPróximo artigo Indústrias Romi atinge receita recorde no 4T20 e inicia 2021 com carteira de pedidos em alta

Posts recentes

Comissão de Estudos de Matérias-Primas (CEMP) anuncia nova coordenação14 de agosto de 2025
ABIFA parabeniza CNI pelos 87 anos de história, em defesa da indústria brasileira13 de agosto de 2025
Produção de fundidos cresce em relação à 1ºsem/24, mas jun/25 expõe retração 31 de julho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Aniversário Boletim CEMP CNI Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio Coordenação créditos de carbono descarbonização Ebooks Economia ESG faturamento Frete Indústria indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva Matérias-primas meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress Índices setorias