ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
18 de maio de 2021

Produção e exportações da indústria automotiva crescem em ritmo superior ao das vendas internas no primeiro quadrimestre

Produção e exportações da indústria automotiva crescem em ritmo superior ao das vendas internas no primeiro quadrimestre
18 de maio de 2021

Segundo balanço divulgado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em abril a produção do setor foi de 190,9 mil unidades; -4,7% abaixo de março, porém um mês com três dias úteis a menos.

De acordo com a entidade, a comparação de números com abril de 2020 é descabida, pois foi o mês da paralisação geral das fábricas e concessionárias, devido à quarentena imposta pelo novo Coronavírus.

Logo, a melhor referência comparativa diz respeito ao volume acumulado do ano, e nele a produção de 788,7 mil unidades superou em 34,2% o resultado do primeiro quadrimestre do ano passado.

Também merece destaque o desempenho das exportações, com crescimento de +34,7% no acumulado de 2021. Ao todo, foram embarcados 33,9 mil autoveículos em abril e 129,6 mil no ano. Os envios aumentaram para a maioria dos mercados, em especial para a Colômbia.

As vendas internas também tiveram crescimento no quadrimestre, no comparativo de produção e exportações. Foram licenciados 175,1 mil veículos em abril e 703 mil no acumulado do ano, uma alta de +14,5% sobre os primeiros quatro meses de 2020.

Caminhões e comerciais leves (picapes, principalmente) tiveram alta acima de +40% no total de emplacamentos de 2021, desempenho bem superior ao de ônibus (+13,2%) e automóveis (+7,7%).

Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, afirma que “os números deste primeiro terço do ano indicam que as projeções feitas em janeiro são factíveis de serem atingidas, salvo alguma situação inesperada no segundo semestre”. A ANFAVEA estima para este ano crescimento de +15% nas vendas, +25% na produção e +9% nas exportações.

Artigo anteriorIndústria de fundição europeia registra crescimento “robusto” e perspectivas positivas para 2021Próximo artigo Afastamento de funcionária gestante durante a pandemia

Posts recentes

Produção de fundidos recua 4,5% em agosto, mas mantém leve alta no acumulado de 202526 de setembro de 2025
Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA promove debate sobre utilização de câmeras e Inteligência Artificial25 de setembro de 2025
ABIFA realiza 1º Encontro de Lideranças do setor no Rio Grande do Sul23 de setembro de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA Academia ADF Aluminium Day Alumínio Associadas Ciência créditos de carbono Câmeras Dados Encontro Ensino Evento Eventos FabLab Foundry Connection Fundição Fundição nacional Gestão de resíduos Indústria Info Inteligência Artificial Internacional ISO 14.001 Lideranças Liderançzs meio ambiente Museu Negócios Parcerias Pesquisa Popular Preservação Projetos de Lei Prototipagem Rastreamento Resíduos Rio Grande do Sul Stihl Tecnologia Universidade Visibilidade Visão Computacional WordPress Índices setoriais