ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
15 de dezembro de 2021

ABIFA homenageia ex-presidentes em jantar de confraternização

ABIFA homenageia ex-presidentes em jantar de confraternização
15 de dezembro de 2021

Em 10 de dezembro, a ABIFA – Associação Brasileira de Fundição reuniu seus associados em um jantar de confraternização na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Na ocasião, foi transmitido um filme institucional e imagens de uma galeria inaugurada no mesmo dia, em homenagem aos presidentes da entidade desde a sua fundação. A cerimônia foi conduzida por Afonso Gonzaga, presidente da ABIFA nas gestões de 2016 a 2021.

 

 Galeria dos ex-presidentes da ABIFA, localizada na sede da entidade, em São Paulo (SP).
Galeria dos ex-presidentes da ABIFA, localizada na sede da entidade, em São Paulo (SP).

ABIFA – Histórico

A ABIFA nos moldes que conhecemos hoje data de 1976, mas a sua história remonta a 1969, quando Milton Aires, presidente da Fundição Progresso Metalfrit (SP), e Carlos Lutold, diretor da Fundição Barra do Piraí (RJ), começaram a delinear a denominada ABIFFA – Associação Brasileira da Indústria de Fundição de Ferro e Aço, fundada em 1969. Na época, já era latente a importância da organização de uma entidade da classe fundição no Brasil, a exemplo das que já existiam na Europa e Estados Unidos.

A primeira diretoria da ABIFFA foi eleita em 30 de janeiro de 1970, sendo presidida por Milton Ayres até 1972. A ABIFFA foi presidida por:

 

Em 1976, com o objetivo de melhor representar a indústria brasileira de fundição, o estatuto da Associação foi alterado, permitindo a participação de fundições de metais não ferrosos em seu quadro de associados.

Com isso, a entidade passou a chamar ABIFA – Associação Brasileira de Fundição, tendo sido presidida por:

Hoje a ABIFA conta com três regionais: em Contagem (MG), Joinville (SC) e Caxias do Sul (RS). A sede da entidade está localizada no principal endereço econômico e financeiro de São Paulo, na Av. Paulista 1.274, 20º andar.

2021 – “Um ano ímpar para a indústria brasileira de fundição”

Fala constante em seus últimos discursos, Afonso Gonzaga voltou a reiterar o incrível ano vivido pelo setor em 2021. “Apesar das dificuldades na contratação de mão-de-obra, compra e negociação de insumos, o setor de fundição deverá crescer 20% em 2021, alcançando a produção de 2,5 milhões t”.

Gonzaga também elogiou o empresário brasileiro, que se reinventa crise após crise, lidando com as dificuldades de empreender no país, além de carregar o chamado Custo Brasil. “Precisamos valorizar o empresário brasileiro. O Brasil é o país do presente, por sua capacidade empresarial”.

Para 2022, as estimativas são de crescimento (mínimo) de 10% sobre 2021, corroborado pelos investimentos e contratações anunciadas pelas próprias fundições, com base nas demandas proporcionadas pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico e concessões rodo/ferroviárias em andamento.

A seguir, confira algumas imagens do jantar promovido pela ABIFA, com patrocínio da Mineração Jundu.

Artigo anteriorNota de pesar - MetalsiderPróximo artigo Nota de pesar - Crios

Posts recentes

Formação de Auditores Internos ISO 14001: ABIFA Capacita abre inscrições para seu novo curso2 de julho de 2025
Produção de fundidos cresce +2,6% no acumulado de janeiro a maio de 202527 de junho de 2025
Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate IA aplicada à manutenção preditiva de ativos18 de junho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Boletim Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio créditos de carbono descarbonização Ebooks Economia ESG faturamento Frete Indústria indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress Índices setorias