Em abril, a ABIFA reuniu profissionais do setor em Londrina (PR), por ocasião da sua Reunião Plenária mensal.
Realizada na sede do Sindimetal Norte, o evento compreendeu a divulgação do balanço do setor referente ao primeiro trimestre de 2024, além de palestras técnicas.
Os índices setoriais da fundição em março e no acumulado do 1º trimestre de 2024 estão disponíveis em: https://abifa.org.br/site/fundicao-encerra-1o-trimestre-aquem-de-2023/
PALESTRAS TÉCNICAS
Importância do tratamento térmico para aços fundidos e ligas especiais – Angra Tecnologia em Materiais
● A apresentação da empresa abordou os seguintes temas:
● Tratamento térmico em ferros fundidos grafíticos, com ênfase em ADI
● Tratamento térmico em aços fundidos ao carbono, baixa liga e alta liga: Efeito na microestrutura e propriedades mecânicas
● Presença de ferrita em aços inoxidáveis fundidos austeníticos: Efeito nas propriedades mecânica e oxidabilidade.
● Tratamento térmico em ferro fundido branco alto cromo – ASTM A 532
Inovação & insumos de alta performance – Foseco
A inovação torna as empresas mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado e, consequentemente, alcançar o sucesso. Criar soluções capazes de atender ou antecipar as demandas de um mundo cada vez mais globalizado minimiza as chances do negócio se tornar obsoleto. Portanto, é importante manter a empresa alinhada com as novas tecnologias, para que seja possível desenvolver melhores produtos e serviços, reduzir custos, otimizar processos, aumentar a produtividade, tornar ambientes de trabalho mais seguros e melhorar a relação com os clientes e a comunidade.
Entendendo que a inovação é um pilar fundamental para o crescimento da organização, a Foseco possui um fluxo estabelecido de processos para os desenvolvimentos de novos produtos e unidades de P&D integradas, com elevadíssimo grau de recursos materiais e capacitação humana.
Inductotherm: Detalhes que fazem a diferença – Inductotherm Group Brasil
A palestra da empresa consistiu na apresentação de importante detalhes que, se observados, melhoram a performance e o custo de operação de sistema de fusão por indução.
Atualização do uso da ADF no Estado do Paraná – Nova Era Soluções Ambientais
Os desafios recentemente enfrentados no uso da Areia Descartada de Fundição (ADF) no Estado do Paraná foram abordados pela dra. Raquel Carnin, especialmente após o parecer emitido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que pausou o uso da ADF em obras de infraestrutura.
Nesse sentido, foram relatadas iniciativas da Nova Era Soluções Ambientais na busca de tratativas e soluções para superar os entraves e viabilizar o uso sustentável da ADF principalmente em obras de infraestrutura.
Entender as restrições atuais, partilhar experiências e discutir estratégias colaborativas que possam influenciar ajustes ou revisões nas regulamentações é fundamental para a definição de caminhos que permitam retomar o uso da ADF, reduzindo o impacto ambiental e beneficiando economicamente o setor de fundição.
Curso Técnico em Metalurgia – SENAI Londrina
A qualificação da mão de obra é uma das principais demandas da indústria na atualidade, o que tem levados os SENAI(s) a trabalhar na formatação de cursos técnicos nos principais polos de fundição do país.
Nesta palestra, Victor Cunha, do SENAI Londrina, discorre sobre o curso elaborado pela entidade, em fase de homologação pelos órgãos competentes.
Assistência técnica granalhas – Sinto Brasil
Mesmo em fundições de grande porte, é comum que os jatos de granalha estejam posicionados em algum local da fábrica e o coletor de pó fora dela. Criou-se um mito na indústria brasileira de que o jato de granalha é um equipamento autodestrutivo. Portanto, é normal funcionar em meio a vazamentos e muita poeira.
Para reverter essa situação e transformar o processo de jateamento na fundição, é necessário agir no chamado três pilares do jateamento: operadores, máquina e granalha. A redução de custos passa pela valorização do operador, investimento no jato, ação mantenedora da equipe de manutenção e conhecimento do abrasivo para usá-lo de modo eficiente. Respeitando-se esses três pilares, alcançam-se: eficiência na limpeza com custos estáveis e previsíveis, além de um ambiente limpo ao redor do jato.
Transformar um ambiente com excesso de pó, peças contaminadas com areia, mão de obra desqualificada e equipamento em mau estado de conservação requer mudança de mentalidade. E foi exatamente sobre isso que a Sinto Brasil discorreu em sua palestra.
Cenário Econômico Brasileiro e Perspectivas para 2024 – APEX BTG
Uma análise da atividade econômica brasileira foi realizada pela empresa, que analisou questões como o emprego, inflação e taxa de juros.
A boa notícia é que, de forma surpreendentemente positiva, o PIB tem sido superior ao esperado nos últimos três anos. Para 2024, a expectativa é que o Produto Interno Bruto do país fique em 2%.
Com relação ao emprego, temos que a população está mais empregada e ganhando melhor, outro fator positivo para o país.
Sobre a taxa Selic, a expectativa do mercado é que fique em 9,50% em 2024.