ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Associadas ABIFA
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • SIFESP
    • Associadas SIFESP
    • Diretoria SIFESP
    • Conveção Coletiva
      • Acesso para Associados
      • Não associado – SIFESP
    • Emissão de boletos SIFESP
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Downloads
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • Contato
23 de setembro de 2024

Brasil Mais Produtivo lança modalidade de Transformação Digital

Brasil Mais Produtivo lança modalidade de Transformação Digital
23 de setembro de 2024

Em 23 de setembro, foi lançada, na sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a modalidade Transformação Digital do programa Brasil Mais Produtivo (B+P). O objetivo é qualificar e aumentar a produtividade de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Para incentivar a transformação digital nas indústrias, o programa conta com duas linhas de frente: a Smart Factory e consultorias em transformação digital.

As ações visam reduzir desigualdades tecnológicas entre as empresas, proporcionando acesso a ferramentas e conhecimentos de transformação digital para MPMEs. Também é esperado que essas empresas tenham a oportunidade de aplicar novas tecnologias utilizadas por grandes corporações, promovendo uma economia mais equilibrada e inclusiva.

Smart Factory

No valor de R$ 160 milhões, trata-se de uma parceria entre a FINEP e o BNDES, com R$ 80 milhões em recursos não reembolsáveis de cada instituição. A estimativa é desenvolver 300 projetos de inovação, impactando positivamente a produtividade de 8,4 mil MPMEs.

O Smart Factory faz parte da Plataforma Inovação para a Indústria, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ele apoia o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, que vão acelerar a adoção de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, focadas na resolução de problemas relacionados à produtividade.

Cada projeto selecionado receberá apoio técnico e financeiro direto, tanto para o desenvolvimento quanto para a implementação da tecnologia nas empresas-clientes.

Nessa frente, também será oferecida a todas as empresas envolvidas a possibilidade de contratação de pós-graduação em Smart Factory oferecida pelo SENAI, com desconto.

Ao final da jornada, as empresas deverão elevar seu nível de digitalização por meio da instalação de sensores digitais na linha de produção, interligação de sistemas por computação em nuvens, utilização de Big Data, IoT (internet das coisas), impressão 3D, inteligência artificial, etc.

Consultorias em transformação digital

A segunda linha de frente diz respeito a consultorias em transformação digital para médias empresas industriais, com subsídio de 70% pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

As consultorias começam ainda em 2024, com a expectativa de que até 2027 sejam realizados 1,2 mil atendimentos.

As consultorias oferecidas utilizarão a ferramenta SIRI (do inglês Smart Industry Readiness Index), para avaliar a maturidade digital das empresas, identificando pontos de melhoria e áreas que necessitam de investimentos tecnológicos.

As empresas participantes terão acesso a projetos de investimento bem estruturados para submissão a linhas de financiamento do BNDES e FINEP, com taxas de juros mais atraentes, facilitando a obtenção de recursos para a implementação de tecnologias digitais avançadas.

Sobre o Brasil Mais Produtivo

O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com a parceria do SENAI, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para informações adicionais, acesse: https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/

Artigo anteriorReoneração da folha de pagamento agora é LeiPróximo artigo Festa do Fundidor de São Paulo - Realizado desde 1998, evento é oportunidade para captação de leads entre profissionais do setor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Produção de fundidos cresce +2,6% no acumulado de janeiro a maio de 202527 de junho de 2025
Comissão de Inovação e Tecnologia da ABIFA debate IA aplicada à manutenção preditiva de ativos18 de junho de 2025
E-books ABIFA: uma vitrine de fornecedores do setor de fundição13 de junho de 2025

Categorias

  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • CONAF
  • Cursos
  • Eventos
  • FENAF
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria – Notícias
  • Mercado – Notícias
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

2022 ABIFA ABIFER ADF Boletim Comissão de Inovação e Tecnologia comissão de meio ambiebte comércio créditos de carbono descarbonização Ebooks Economia ESG faturamento Frete Indústria indústria 4.0 Info Inteligência Artificial investimentos LTK Manutenção Preditiva meio ambiente NOTÍCIAS Notícias parceria Popular Revista Fundição & Matérias-Primas Stihl thyssenkrup Transporte Vale-pedágio WordPress Índices setorias
X