Conheça a CEMP – Comissão de Estudos de Matérias-Primas, cuja entidade mantenedora é a ABIFA – Associação Brasileira de Fundição.
Criada em 1977, o seu objetivo é “avaliar métodos de ensaio, especificações e desenvolvimentos específicos, métodos de verificação e calibração de equipamentos, amostragem e padronização de corpos de prova e materiais de processos de fabricação”. Este trabalho se materializou por meio de mais de 200 recomendações de ensaios, que se transformaram em um Manual de Recomendações.
A primeira versão deste Manual foi publicada em duas pastas, que reunia toda a coletânea de recomendações. A segunda versão foi publicada em CD, dando início à era digital das Recomendações.
Em 2015, estas Recomendações foram novamente revisadas e publicadas em pen-drive.
Atualmente, as Recomendações aprovadas estão disponíveis para download e consulta gratuita em: https://abifa.org.br/site/cemp-desenvolvimento/
São 235 recomendações aprovadas e algumas em revisão, para posterior homologação.
CEMP – Constituição
A Comissão de Estudos de Matérias-Primas é constituída por representantes de fundições; fornecedores de matérias-primas e insumos utilizados na fabricação de moldes, machos e ligas metálicas fundidas; profissionais liberais; fabricantes de equipamentos para controle da qualidade; faculdades de engenharia e escolas técnicas de fundição e afins, existentes no Brasil.
Com reuniões bimensais, presenciais e on-line, vários fundidores e fornecedores se reúnem para troca de informações e atualizações, conforme necessidade do processo em uso.
CEMP – Objetivos
- Permitir o intercâmbio de informações no setor de fundição;
- Realizar periodicamente encontros nacionais entre engenheiros e técnicos que atuam em fundição e fornecedores;
- Elaborar procedimentos padronizados relativos a um programa de qualidade assegurada, a ser desenvolvido e mantido entre fundições e fornecedores de matérias-primas e insumos;
- Publicar pesquisas e traduções de artigos técnicos em revistas voltadas à fundição, a serem elaboradas pelos participantes de qualquer grupo de trabalho;
- Publicar, em revistas voltadas à fundição, estudos referentes aos diversos processos de fabricação de ligas fundidas;
- Publicar, em revistas internacionais, os métodos de ensaios, as especificações e outros assuntos que mereçam destaque, através da ABIFA.
CEMP Moldagem/Macharia
Da Comissão de Estudos de Matérias-Primas para Moldagem e Macharia, surgiram Recomendações de ensaios que servem de base para a maioria das fundições e seus fornecedores desenvolverem métodos de controle e análises para matérias-primas e areias de processo.
Todos os insumos usados em moldagem e macharia possuem métodos de amostragem, métodos de ensaios e análises e especificação de produto, como bentonita, pó de carvão, areia nova, resina para os vários processos, colas, grafite etc.
Dentre as Recomendações, por exemplo, a CEMP E-01 – Areia padrão para ensaio em fundição – Especificação, trata da definição de parâmetros técnicos de uma areia a ser usada para controle das propriedades tecnológicas dos aglomerantes a serem utilizados como bentonita e resinas, tanto para moldagem quanto macharia.
Revisões constantes destas Recomendações que garantem resultados melhores e mais próximos ao real.
CEMP Fusão
A Comissão de Estudos de Matérias-Primas para Fusão (CEMP Fusão) foi criada em julho de 2009, em Joinville (SC), com o intuito de padronizar matérias-primas e insumos utilizados no processo de fabricação de ligas fundidas.
A CEMP Fusão possui 30 recomendações aprovadas e outras tantas em estudo e definições.
As Recomendações referem-se a especificações de materiais, métodos de coleta e amostragem e métodos de análise dos seguintes materiais: ferro-gusa, carburante, ferro silício, sucata de aço, de ferro e coque. Outros materiais, como inoculantes e elementos de liga, estão em início de estudo.
Convite para participação da CEMP
A Comissão de Estudos de Matérias-Primas (CEMP Fusão e CEMP Moldagem/Macharia) envia, bimensalmente, convites para participação de suas reuniões.
A presença de profissionais do setor, sejam fundidores, fornecedores de insumos para fundição, fabricantes de equipamentos ou consultores técnicos, é muito importante.
Nas reuniões, estas empresas e seus representantes têm a oportunidade de apresentar suas contribuições e obter subsídios para revisão e atualização de seus métodos, além de expandirem o seu conhecimento técnico.
Os interessados devem contatar a ABIFA pelo e-mail: marketing@abifa.org.br.