Cacídio Girardi, presidente da ABIFA, abriu a 20ª edição do CONAF – Congresso ABIFA de Fundição lembrando a importância das boas práticas de mercado em todas as esferas da cadeia de fundição, o que agrega produtividade e, por conseguinte, competitividade ao fundido nacional em nível mundial.
“Boas práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa: Perspectivas para o setor de fundição” – Esse foi o tema da Palestra Magna ministrada por Pedro Lacava, CEO da Aishasolutions, que marcou a abertura da 20ª edição do CONAF – Congresso ABIFA de Fundição, que acontece dias 18 a 21 de junho de 2024, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte.
A programação completa do Congresso está disponível em: https://abifa.org.br/revista73/#p=88
O autor abriu o evento diferenciando os termos ESG e Sustentabilidade.
Em suma, a sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) é, em seu parecer, o caminho para a promoção da Sustentabilidade, que seria o objetivo final.
O ESG, aplicado por investidores, é mensurado por meio de indicadores padronizados, enquanto a Sustentabilidade é responsabilidade da sociedade, em caráter amplo, sendo mensurada por métricas diversas.
Quais desafios teremos que enfrentar para um futuro responsável e equilibrado?
Certamente são muitos, a exemplo dos seguintes:
- Dercarbonização
- Transição energética
- Emissões de GEE
- Mercado regulado de carbono
- Eficiência operacional
- Eficiência elétrica
- CBAM
- Gestão de água e resíduos
- Ciclo de vida do produto
- Governança corporativa
- Compliance
- Práticas de compras
- Saúde coletiva
- Relações trabalhistas
- Bem-estar do cliente
- Diversidade
Alguns destes temas foram explorados na sequência, quando se colocou que atender aos pilares ESG é urgente por motivos diversos, citando-se alguns:
- Regulamentações e acordos globais impactarão a estrutura de custos, forçando a busca por alternativas disruptivas para a sobrevivência empresarial saudável.
- Impactos na cadeia de valor dos grandes setores (automotivo, mineração, construção civil e energia), para redução de emissões.
- Pressões do mercado e investidores que exigem minimização de riscos ESG, gerando dificuldades na captação de recursos.
- Exigências de transparência e responsabilidade em toda a cadeia de valor para a redução dos danos para a reputação e imagem.
- Efeitos das mudanças climáticas impactam operações e logísticas, gerando exigências de previsibilidade nos balanços financeiros das empresas.
- Mercados regulados e taxação de carbono entre fronteiras imporão custos adicionais às exportações, afetando a competitividade e margens de lucro.
Os custos disso?
Segundo Pedro Lacava, “os mais vulneráveis em aporte financeiro são os que usufruirão do capital de terceiros aplicando o ESG”.
Como aplicar o ESG na minha fundição?
Neste sentido, dois pontos devem ser considerados, de acordo com Lacava: o foco na materialidade e o relato de sustentabilidade.
O objetivo é identificar, mitigar e gerir os riscos ESG, comunicando impactos aos stakeholders e mantendo a estratégia corporativa alinhada aos padrões e tendências globais.
Perspectivas dos principais impactos materiais em ESG para as fundições
Meio Ambiente
- Mensurar as emissões de GEE (Ex: Inventário de carbono, emissões diretas e indiretas, metas de redução)
- Energia (Ex: Identificação de perdas na rede, registro e controle do consumo de energia em todo o sistema, estratégias para fontes renováveis e eficiência energética)
- Águas e efluentes
- Resíduos
- Gestão ambiental
- Avaliação ambiental dos fornecedores
Governança
- Estrutura/missão/atribuições do conselho de administração/alta administração
- Gestão organizacional
- Gestão de Impactos
- Compliance
- Práticas de compras
- Desempenho e estratégia econômica
- Tributos
Social
- Saúde e segurança do trabalho
- Capacitação e educação
- Diversidade e igualdade de oportunidades
- Privacidade e bem-estar do cliente
- Investimento social privado e cidadania corporativa
- Qualidade e segurança do produto
Para informações adicionais sobre o tema, o contato do autor é: pedrolacava@aishasolutions.com.br