O governo federal, por meio do ministério de Minas e Energia, anunciou a disponibilização de cerca de R$ 6 bilhões para investimentos visando á descarbonização da indústria via hubs de hidrogênio em todo o mundo. A iniciativa conta com a parceria do Climate Investment Funds (CIF), do Reino Unido.
Segundo Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, “essa ação é parte fundamental do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), e está alinhada com o nosso plano de trabalho trienal 2023-2025. Queremos consolidar polos de hidrogênio de baixa emissão no Brasil até 2035, aproveitando nossa vasta riqueza de produtos energéticos e a criatividade do nosso setor industrial”.
O projeto selecionado será convidado a apresentar um Plano de Investimento, que, se aprovado, será elegível para receber o financiamento.
De acordo com o ministro, os polos servirão para integrar as etapas de produção, armazenagem e transporte, conectando diferentes setores da economia. “Estruturar estes polos nos permitirá atender não só à demanda local, como nos tornar um país competitivo no cenário global de hidrogênio“.
A chamada pública busca soluções que atendam aos critérios de elegibilidade, alinhadas aos objetivos do CIF e focadas na descarbonização de setores industriais difíceis de abater. As propostas selecionadas terão a oportunidade de compor o plano de investimentos do Brasil para acessar o financiamento, que poderá cobrir desde projetos de engenharia até a aquisição de equipamentos e capital de giro.