Em 29 de setembro, a prefeitura de Belo Horizonte apresentou um Plano de Mobilidade Limpa ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). A iniciativa prevê a redução das emissões de carbono na Região Central da capital mineira.
A prefeitura estima a substituição de 40% da atual frota do transporte público por ônibus com energia limpa até 2030. Testes serão realizados para a implementação da melhor alternativa, seja ela a inclusão de veículos (ônibus) elétricos, a gás biometano ou mesmo mobilidade ativa (não motorizada).
A Tupy foi uma das empresas que participou do evento de lançamento do Plano, expondo um ônibus movido a biometano. O veículo, que conta com motor desenvolvido subsidiária MWM Motores e Geradores, é um dos exemplos de soluções que a companhia tem investido para promover a descarbonização viável. Trata-se de tecnologias para o uso de fontes renováveis e mais limpas de energia – como biogás, biodiesel, biometano, etanol, gás natural, HVO e hidrogênio.
O ônibus exposto pela Tupy teve seu motor a diesel substituído por um motor 100% movido a biometano ou gás natural. Por isso, é mais econômico, silencioso e, principalmente, tem menor impacto ambiental.

Segundo apresentado na página do LinkedIn da companhia*, os benefícios dessa alternativa compreendem:
- Custo: No mínimo, 15% de redução por quilômetro rodado, em relação ao diesel, considerando o valor do gás natural no posto de combustível. A redução pode ser ainda maior com abastecimento próprio. Já se o biometano for produzido pelo município, em um aterro sanitário, por exemplo, a redução de custo pode dobrar em relação ao gás natural, chegando a um valor 60% menor, se comparado ao diesel.
- Autonomia: A unidade apresentada no evento tem autonomia média 350 km por dia, o que significa que não há desvantagem em relação ao diesel, inclusive o tempo para abastecimento é similar.
- Manutenção: É facilitada, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais, sem necessidade de substituição de sistema complexos durante toda a vida do motor.
- Ruído: 20% menor do que a motorização a diesel.
- Impacto ambiental: Com o uso de gás natural, a redução na emissão de CO2 é de até 25%. Com o uso de biometano, a redução na emissão de CO2 chega a até 95%. Além disso, em ambos, há uma diminuição acima de 90% na emissão material particulado.
| *Fonte: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7114947039519514626/ |
