ABIFA
  • ABIFA
    • Sobre a Abifa
    • Palavra do Presidente
    • Seja uma Associada
    • Manual da Associada
    • Diretoria
    • Emissão de boletos ABIFA
  • Estatísticas
    • Índices Setoriais
    • Área Restrita da Associada
    • Plenárias
    • Comissão de Suprimentos
  • Revista
    • Revista FMP – Edição do Mês
    • Edições Anteriores
    • E-books ABIFA
    • RFMP – Apresentação
    • Pauta Editorial
    • Publicidade
    • Receba a Revista
    • Contato
  • Calendário
    • Eventos
    • Cursos
  • Área Técnica
    • ABNT/CB-059
    • Comissões
  • CEMP
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Blog da Fundição
  • FENAF
  • CONAF
  • Contato
  • Eleição
    • Edital de Convocação da ABIFA – Eleições 2026
    • Cronograma e informações – Eleições 2026
    • Ficha de Qualificação
    • Associadas aptas a votar
4 de outubro de 2023

Prefeitura de BH lança Plano de Mobilidade Limpa, com participação da Tupy

Prefeitura de BH lança Plano de Mobilidade Limpa, com participação da Tupy
4 de outubro de 2023

Em 29 de setembro, a prefeitura de Belo Horizonte apresentou um Plano de Mobilidade Limpa ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). A iniciativa prevê a redução das emissões de carbono na Região Central da capital mineira.

A prefeitura estima a substituição de 40% da atual frota do transporte público por ônibus com energia limpa até 2030. Testes serão realizados para a implementação da melhor alternativa, seja ela a inclusão de veículos (ônibus) elétricos, a gás biometano ou mesmo mobilidade ativa (não motorizada).

A Tupy foi uma das empresas que participou do evento de lançamento do Plano, expondo um ônibus movido a biometano. O veículo, que conta com motor desenvolvido subsidiária MWM Motores e Geradores, é um dos exemplos de soluções que a companhia tem investido para promover a descarbonização viável. Trata-se de tecnologias para o uso de fontes renováveis e mais limpas de energia – como biogás, biodiesel, biometano, etanol, gás natural, HVO e hidrogênio.

O ônibus exposto pela Tupy teve seu motor a diesel substituído por um motor 100% movido a biometano ou gás natural. Por isso, é mais econômico, silencioso e, principalmente, tem menor impacto ambiental.

Foto Tupy

Segundo apresentado na página do LinkedIn da companhia*, os benefícios dessa alternativa compreendem:

  • Custo: No mínimo, 15% de redução por quilômetro rodado, em relação ao diesel, considerando o valor do gás natural no posto de combustível. A redução pode ser ainda maior com abastecimento próprio. Já se o biometano for produzido pelo município, em um aterro sanitário, por exemplo, a redução de custo pode dobrar em relação ao gás natural, chegando a um valor 60% menor, se comparado ao diesel.
  • Autonomia: A unidade apresentada no evento tem autonomia média 350 km por dia, o que significa que não há desvantagem em relação ao diesel, inclusive o tempo para abastecimento é similar.
  • Manutenção: É facilitada, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais, sem necessidade de substituição de sistema complexos durante toda a vida do motor.
  • Ruído: 20% menor do que a motorização a diesel.
  • Impacto ambiental: Com o uso de gás natural, a redução na emissão de CO2 é de até 25%. Com o uso de biometano, a redução na emissão de CO2 chega a até 95%. Além disso, em ambos, há uma diminuição acima de 90% na emissão material particulado.
*Fonte: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7114947039519514626/

 

Artigo anteriorFundição no Processo de Cera Perdida - Curso Intensivo ABIFA e SENAI OsascoPróximo artigo Curso: Negociação / Alteração de data

Posts recentes

Estudo da Fiesp revela desafios para a descarbonização da indústria18 de junho de 2026
“Se queremos avançar, a indústria precisa de um projeto de Estado”, afirma presidente da CNI18 de junho de 2026
ABIFA organiza pavilhão brasileiro na Fundiexpo 2026 e abre adesões para empresas associadas8 de junho de 2026

Categorias

  • 1º Encontro ABIFA de Lideranças
  • ABIFA
  • ABIFA Apoia
  • ABIFA Capacita
  • ABIFA na Mídia
  • ABIFA Regional PR/SC
  • ABNT
  • ABNT/CB-59
  • Associadas – Notícias
  • Associados ABIFA – Benefícios
  • Carta do Presidente
  • CEMP
  • Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Comissão de Meio Ambiente (Sustentabilidade)
  • Comissão de Qualidade e Produtividade
  • Comissão de Suprimentos
  • CONAF
  • Cursos
  • Destaques das Associadas
  • Eventos
  • FENAF
  • Foundry Connection
  • Fundiexpo
  • Homenagem
  • Índices do setor
  • Indústria
  • Indústria – Notícias
  • Internacional
  • Lançamento de livros
  • Mercado – Notícias
  • Negócios
  • News
  • News FENAF
  • Notas
  • Notas de pesar
  • Notícias
  • Notícias Abifa RS
  • Notícias Comissão de Inovação e Tecnologia
  • Notícias Comissão de Meio Ambiente
  • Notícias Comissão de Microfusão
  • Oportunidade de Trabalho
  • Regional ABIFA MG
  • Reunião Plenária
  • Revista FMP
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

ABIFA ADF análise térmica Areia Descartada de Fundição Associadas Boletim Ciência CNI Comissão de Meio Ambiente CONAF créditos de carbono Dados descarbonização Economia ESG Estabilidade Eventos Festas Fim de ano Foundry Connection Fundidos Fundição Fundição nacional Indústria Info Inovação Inteligência Artificial Internacional Lideranças meio ambiente Negócios Notícias Pesquisa Popular Projetos de Lei Resíduos Resíduos sólidos Rio Grande do Sul Stihl Sustentabilidade Tecnologia Tributação Universidade WordPress Índices setoriais