A Randoncorp firmou um contrato de financiamento com a International Finance Corporation, instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes, que faz parte do Grupo Banco Mundial. No total, a operação captará R$ 500 milhões.
O valor será dividido igualmente entre as verticais Montadora e Controle de Movimentos, que utilizarão parte dos recursos em iniciativas sustentáveis.
A captação é considerada um Sustainability-Linked Loan, por estar atrelada ao cumprimento de um indicador de performance de sustentabilidade. “Este é o primeiro financiamento sustentável que captamos. Ele está relacionado ao compromisso público ESG da companhia, de reduzir 40% das emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2, até 2030. O atingimento da meta trará um benefício de desconto nos juros a partir de 2026”, explica Paulo Prignolato, CFO da Randoncorp,.
Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp e presidente e CEO da Frasle Mobility, afirma que os recursos serão aportados em “projetos já em andamento e novas ações alinhadas com o propósito de sustentabilidade da companhia, que envolve iniciativas como o desenvolvimento de produtos eco-friendly e a ampliação do uso de energia de fontes renováveis”.
O prazo de pagamento do financiamento é de até nove anos, com carência de dois anos para o início da amortização.
Projeto Caldeira Verde
Entre as principais ações beneficiadas com os recursos captados destaca-se o projeto “Caldeira Verde”, que consiste na construção de uma nova caldeira alimentada por biomassa na unidade fabril da Frasle Mobility, em Caxias do Sul (RS).
O equipamento diminuirá os níveis de consumo de combustíveis fósseis, como o gás natural, utilizado atualmente.
O projeto tem potencial para redução de 60% das emissões de gases de efeito estufa da Frasle Mobility, o que equivale a uma redução de -20% das emissões consolidadas da Randoncorp.