A Tupy anunciou uma parceria com a paranaense Exy, startup acelerada pela ShiftT. A Exy, única desenvolvedora e fabricante nacional de exoesqueletos industriais, agora fornece produtos para a planta da Tupy, em Betim (MG).
A empresa foi uma das startups selecionadas no primeiro ciclo da ShiftT, aceleradora de startups da própria Tupy, que contou com mais de 100 inscrições. A Exy desenvolveu um exoesqueleto vestível que melhora a ergonomia para os colaboradores, reduzindo o esforço e contribuindo para a segurança e produtividade.
A participação no programa de aceleração proporcionou acesso a uma rede de mentores e conexão com o ambiente industrial, permitindo a realização de testes em condições reais, com feedback imediato dos usuários. A metodologia conhecida como Prova de Conceito (PoC) garantiu agilidade no desenvolvimento de produtos e melhorias fundamentais no design e na funcionalidade dos exoesqueletos.
Alfredo Marczynski, diretor executivo da Exy, conta que “durante o processo de aceleração, um dos principais desafios foi adaptar o modelo ExyONE para atividades que exigem movimentos mais complexos dos operadores. Com o feedback da equipe da Tupy, desenvolvemos a versão 2.0 do equipamento, que, além de ser mais leve (de 4 kg para 1,8 kg), atende a uma gama maior de atividades. Essa evolução levou cerca de 18 meses e resultou em um produto mais versátil e eficiente”.
Os estudos realizados pela Exy demonstram que o uso do equipamento pode reduzir o esforço muscular em até 60%, dependendo da atividade. Atualmente, são 15 exoesqueletos em uso pelos colaboradores da planta de Betim.
Karoll Correia, líder da ShiftT, afirma que “o progresso da Exy até o estágio atual demonstra claramente a importância de testar novas tecnologias com método, envolvendo áreas com diferentes competências. É por meio dessa colaboração interna e externa que a Tupy continuará inovando e se destacando nos mercados em que atua”.